segunda-feira, 29 de abril de 2013

Estudo brasileiro mostra benefícios do Chá Verde

Um novo estudo brasileiro apresenta informações que indicam que o chá verde pode ajudar na perda de peso, perda de gordura corporal e trazer ainda outros benefícios como a diminuição dos níveis de triglicérides.

Originário da China, o chá é cultivado e consumido pelas suas características de aroma e sabor e propriedades medicinais em mais de 160 países, especialmente asiáticos.



Enquanto nos países orientais o chá mais consumido é o verde, no Ocidente o mais consumido é o chá preto, embora o consumo do chá verde venha crescendo, devido principalmente à divulgação de suas propriedades funcionais.

No Brasil, seu cultivo é restrito ao Vale do Ribeira no Estado de São Paulo, e a maior parte é destinada para a produção do chá preto. O aumento do interesse do público brasileiro pelo chá verde fez com que a sua produção fosse ampliada.


Diversos estudos têm mostrado os benefícios do consumo de chá verde, incluindo:
  •  redução dos níveis de colesterol, atividades imunoestimulatória, antimicrobiana e antioxidante, auxiliando na prevenção de doenças crônico-degenerativas, como o câncer e doenças cardiovasculares 

As propriedades funcionais do chá são devidas ao seu conteúdo em polifenólicos. Uma bebida típica preparada como infusão em água quente por 3 minutos de 1 g de erva para 100 ml de água

 Os dados obtidos no estudo indicam que: 

1) para um total aproveitamento de suas propriedades antioxidantes, o chá verde brasileiro deve ser preparado com tempo de infusão de pelo menos 5 minutos, sob agitação leve e a granel, pois
o acondicionamento do chá em sachês reduziu a extração dos compostos bioativos do chá;

 2) para uma mesma razão erva: água, houve uma eficiência maior na extração dos bioativos
do chá quando volumes maiores da bebida foram preparados;

3) a bebida preparada mostrou-se estável ao armazenamento em temperatura ambiente e em geladeira por 24 horas, sem aparentes alterações em seus principais bioativos e sem perdas das suas propriedades antioxidantes. Desta forma, o consumidor pode preparar o chá, mantê-lo em geladeira ou mesmo em temperatura ambiente e consumi-lo ao longo do dia

O chá verde em especial deverá ser consumido longe das refeições, ou seja, uma hora antes ou depois, para não comprometer a absorção dos nutrientes, principalmente do Ferro.
 Não é recomendado ultrapassar quatro xícaras por dia ou de 600mg a 1200mg em cápsulas. 
Outra dica é consumir preferencialmente antes das 18h para não interferir no sono”.“É importante ressaltar que os chás devem ser acompanhados por hábitos de vida saudáveis e, principalmente, de uma boa alimentação.

                                                                                                                                                    

Para a pesquisa brasileira, estudiosos analisaram os efeitos do chá durante dois meses em quatro grupos de mulheres, sendo que algumas praticaram exercícios físicos usando pesos.
Dentre as participantes, aquelas que consumiram o chá verde perderam, em média, 5,7 kg, havendo manutenção da massa magra.

Mulheres que tomaram o chá e se exercitaram tiveram maiores alterações corporais, perdendo mais gordura e ganhando mais massa muscular, aumentando a força dos músculos e reduzindo níveis de triglicérides.

Aquelas que consumiram placebo e não se exercitaram tiveram mais resultados negativos, ganhando mais gordura e perdendo massa magra.

Participantes que se exercitaram e tomaram placebo tiveram melhoras de saúde, mas os resultados foram inferiores aos obtidos pelas mulheres que praticaram atividades físicas e tomaram o chá.

A pesquisa foi desenvolvida na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). A orientadora da pesquisa, Dra. Jocelem Salgado, explica que os resultados encontrados comprovam os benefícios que o chá verde oferece e o seu papel como aliado contra a obesidade.

O estudo foi publicado no periódico americano Journal of Medicinal Food.






Você poderá encontrar o chá verde em cápsulas, em sachê, em folhas, chá instantâneo. Lembrando que o chá verde é estimulante, por conter cafeína não deve ser utilizado no período da noite após às 18h00. Hipertensos devem tomar com moderação. O chá verde é um alimento funcional pelas suas propriedades funcionais no organismo.


Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário