quinta-feira, 18 de abril de 2013

Aveia diminui o colesterol ruim e glicemia

Propriedades terapêuticas a aveia tem de sobra. Tanto que é considerada um alimento funcional. Primeiro porque varre das artérias o LDL, a gordura ruim, ajuda a abaixar a pressão alta e, assim, reduz o risco de doenças cardíacas.




Representante do grupo dos carboidratos complexos, de absorção lenta. Ela fornece glicose em quantidades constantes, porém pequenas, o que evita os picos de açúcar e não desequilibra a insulina.

A betaglucana, presente na aveia, além de dissolver a gordura maléfica, melhora a circulação sanguínea e, assim, ajuda quem vive com a pressão nas alturas. Ainda fortalece nossas defesas contra bactérias e nos protege de tumores. Mas não é por isso que dá pra se esbaldar com essa delícia.

A betaglucana não é digerida pelo organismo, mas forma uma espécie de gel ao entrar em contato com a água, tornando o bolo fecal maior e mais viscoso, impedindo que a glicose e o colesterol sejam absorvidos pelo organismo. Mas para isso acontecer devemos ingerir bastante líquido durante todo o dia.

 Abaixo, os diferentes tipos de aveia e sua utilização em preparações:




Flocos de Aveia

Nos flocos de aveia, os grãos são prensados integralmente, fazendo com que os principais nutrientes da aveia sejam preservados em sua integridade. Utilize-os polvilhando sobre frutas, saladas, iogurtes e sorvetes.

Farelo de Aveia

O farelo de aveia é extraído da camada externa do grão de aveia e, por esta razão, traz uma concentração elevada da fibra betaglucana. Utilize o farelo de aveia em massas de pães e bolos.

Farinha de Aveia

obtida da parte mais interna do grão. Usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, e como alternativa na substituição da farinha de trigo tradicional.

Porção ideal

Recomenda-se a ingestão 2 colheres de sopa/dia.


O farelo de aveia contém cerca de 50% mais fibras e fibra solúvel do que a farinha de aveia, tornando-o mais eficaz na redução do colesterol e auxilia na digestão. Ele também contém proteínas, cálcio, ferro, tiamina, fósforo, riboflavina, magnésio e zinco.

A principal diferença estrutural é que a farinha de aveia é feita de grãos integrais, enquanto o farelo de aveia apenas de farelo de aveia.



Nos rótulos dos pacotes de aveia ou que contém este cereal como ingrediente é obrigado constar CONTEM GLUTEN, pois aqui no Brasil, assim como em vários países da Europa, ela é cultivada e processada juntamente com o trigo ocorrendo o que chamamos de CONTAMINAÇÃO. 

Banana com aveia é uma boa pedida após a atividade física , fonte de silício que é bom para recuperar as articulações

Att, Giselle Barrinuevo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário