domingo, 21 de abril de 2013

Café da manhã - Comece seu dia com saúde

Entenda a importância do café da manhã ou desjejum para uma boa alimentação 


Enquanto estamos dormindo nosso corpo passa por um longo período em jejum, apenas gastando a energia que está armazenada. Isso leva a uma diminuição das reservas de energia e nutrientes para o organismo. O cérebro envia sinais para todo o corpo economizar energia durante esse período, tendo como consequência uma diminuição no metabolismo.

Pesquisas comprovam que começar o dia em jejum obriga o organismo a economizar combustível, fazendo com que o gasto calórico caia e fique mais difícil eliminar as gordurinhas indesejáveis, por exemplo. Mas se você tem o hábito de tomar café da manhã, seu metabolismo acelera, ou seja, passa a queimar mais calorias.

Com isso o café da manhã se torna uma das principais refeições do dia, ajudando a repor as energias perdidas durante o período de sono, fornecendo energia para começar o dia e normalizando o nosso metabolismo. É importante que você realize essa refeição até 2 horas após acordado para a obtenção desses benefícios.


Pesquisas comprovadas sobre o café da manhã:

* Obesidade infantil – Em um estudo com crianças que não realizavam o café da manhã, cerca de 30% apresentaram sobrepeso ou obesidade de acordo com o Índice de massa corporal (IMC);

* Aumento das chances de dislipidemias e doenças crônicas - Ao analisar o perfil lipídico das pessoas que não realizam o café da manhã, foi constatado um aumento dos níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL) e dos níveis de colesterol sanguíneo. O motivo ainda não é totalmente esclarecido, mas um dos motivos pode ser a preferência por alimentos mais calóricos e gordurosos;

* Café da manhã e desempenho cognitivo - Principalmente para as crianças, a realização do café da manhã está associada com a melhoria da aprendizagem na escola e nas práticas de diversas atividades, como o esporte.

Apesar do corre-corre de nossas vidas precisamos de um tempo para realizar as refeições com calma e com qualidade. É fundamental realizar um café da manhã adequado para ter mais energia durante o dia. Você não precisa se alimentar com exagero, mas sim escolher os alimentos saudáveis e que são capazes de estimular o metabolismo e fornecer nutrientes para as diversas funções específicas do organismo.

Opções saudáveis


     Salada de frutas com Granola ou Aveia
    Vitamina de frutas com Aveia e Linhaça (grãos ou farinha)
    Suco de frutas natural
    Cookies Integrais (5 unidades)
    Frutas
    Vitamina de frutas com Extrato de Soja
    Pães integrais
   Leite de aveia ou arroz ou soja...

Nenhum comentário:

Postar um comentário