domingo, 28 de abril de 2013

Alimentos anti-inflamatórios para combater a celulite

A celulite é uma inflamação crônica, caracterizada por gordura aprisionada nos tecidos, que dificulta a renovação das células e favorece não só o surgimento dos “furinhos” na pele, mas também o excesso de peso, a flacidez e o envelhecimento precoce.



O perfeito funcionamento celular e de cada órgão ocorre apenas quando o organismo está livre de toxinas e substâncias inflamatórias e recebendo todos os nutrientes necessários para suas funções.

Encontra-se exemplos de nutrientes com potencial anti-inflamatório nos seguintes alimentos:
 
  •  óleo de abacate: possui inúmeros compostos que trabalham em conjunto no combate à inflamação. Isto inclui os carotenóides, fitosteróis, ácidos graxos ômega-3 e ômega-9 e a vitamina E. 
  • azeite de oliva extravirgem: são muitos os estudos que põe em evidência os benefícios dos polifenóis – o tirosol e o hidroxitirosol presentes no azeite. O hidroxitirosol parece ser um inibidor das enzimas que geram os eicosanóides pró-inflamatórios (ruins), substâncias que causam a inflamação silenciosa
  • óleos de peixe, chia e linhaça: ricos em ômega-3, ácido graxo que diminui significativamente a produção e efetividade de prostaglandinas - substâncias naturais similares a hormônios, que podem acentuar a inflamação. 
  • cranberry, goji berries: são ricas em flavonóides (como as antocianinas), que neutralizam a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por danos ao nosso organismo. Pesquisas têm mostrado que as antocianinas inibem a enzima ciclooxigenase (impedindo a síntese de prostaglandinas) de modo mais eficiente do que alguns medicamentos anti-inflamatórios. Melhor ainda: sem os efeitos colaterais indesejáveis! 
  • suco de uva integral e vinho tinto: a atividade anti-inflamatória desses alimentos fica por conta do resveratrol. Além disso, os antioxidantes fenólicos relaxam os vasos sanguíneos, favorecendo a circulação e auxiliando na prevenção da celulite. 
  •  romã: o ácido elágico presente na fruta possui excelente atividade anti-inflamatória, prevenindo contra as alterações celulares causadas pelos radicais livres. 
  • gengibre: o gingerol, principal composto bioativo deste alimento, inibe a formação de moléculas pró-inflamatórias, além de preservar as moléculas anti-inflamatórias. 
  • chá verde: fonte de epigalocatequina galato (EGCG), é anti-inflamatório e termogênico, favorecendo também o emagrecimento. E, ainda, o chá ajuda a hidratar o tecido, outro aspecto importante para melhorar a aparência da celulite. 
  • cápsulas de licopeno: o licopeno é o antioxidante mais potente entre os carotenoides, protegendo o organismo contra o estresse oxidativo. Ele reduz os mediadores inflamatórios, além de melhorar a circulação sanguínea. 
  • aveia: cereal integral de baixo Índice glicêmico, ajudando a prevenir contra quadros de inflamação. Também é fonte de silício, mineral importante para a produção de colágeno, substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

Além de incluir esses alimentos no cardápio, é fundamental a redução do consumo de produtos com alto potencial inflamatório, como:
  •  os embutidos, as carnes gordas, o leite integral, os doces, os refrigerantes, os alimentos refinados, os enlatados e os produtos industrializados em geral.
  •  Esses itens também tendem a acidificar o nosso organismo. E para estar em equilíbrio e reduzir a produção de substâncias inflamatórias, o pH sanguíneo precisa manter a alcalinidade.
Procure manter uma alimentação saudável com alimentos ricos em vitaminas e minerais, evite os industrializados. Sua pele como um todo agradece!!!

Mundo Verde
Att, Giselle Barrinuevo

Um comentário: