Comer em restaurantes está cada dia mais caro e, para economizar, as marmitas conquistam o gosto dos trabalhadores. As "quentinhas" feitas em casa ainda são saudáveis e saborosas
Com uma dieta balanceada de segunda a sexta, saborear aquela sobremesa gostosa no domingo pode se tornar um prazer bem maior, já que você estará cuidando da alimentação durante toda a semana.
Comer fora está 10% mais caro e a marmita ganha força no almoço dos brasileiros.
Comer fora está 10% mais caro e a marmita ganha força no almoço dos brasileiros.
É, sim, mais trabalhoso para quem não tem o hábito de cozinhar. No entanto, é uma boa forma de escapar de quantidades enormes de conservantes, frituras, gorduras maléficas, entre outros itens que aumentam o colesterol, engordam e nem sempre são tão gostosose saudáveis.
Antes de separar os ingredientes e correr para a cozinha, é preciso lembrar que diversos cuidados devem ser tomados para que a refeição permaneça saborosa no momento de almoçar, sem riscos de encontrar a comida estragada bem na hora da fome.O ideal é que o alimento pronto não permanece mais de duas horas fora de refrigeração. Chegando no local do serviço armazenar na geladeira.
- O ideal é evitar tomates. Se levar massa, faça com legumes ou prepare com alho e óleo.
- Molhos com leite são bem fáceis de azedar. Se a refeição levar molho, será essencial que o transporte seja feito em uma bolsa térmica.
- As carnes da marmita devem ser preferencialmente grelhadas, assadas ou cozidas. Frituras não caem bem quando esquentadas. Além disso, o objetivo é reeducar a alimentação. Portanto, deixe a fritura de lado.
- De preferência, utilize sempre uma bolsa térmica para transportar os alimentos. Cada um deve estar dentro de um utensílio. Na ausência da bolsa térmica, os recipientes podem ser transportados em bolsas e mochilas, desde que o tempo fora de refrigeração não ultrapasse de uma a duas hora.
- A principal ação na chegada ao trabalho é manter a refrigeração dos alimentos. Procure guardar a comida na geladeira para evitar intoxicação alimentar. Se não for possível, utilize um isopor ou uma sacola térmica com gelo. Sempre bem fechados.
- Além de pensar no almoço, temos de pensar nos lanchinhos para beliscar durante o expediente. Afinal, o fracionamento alimentar, condição de fazer as refeições em horários regulares, garante o bem-estar e o controle de peso.
- As frutas são ótimas opções, secas ou frescas. Caso escolha pelas frescas, embrulhe-as em papel-toalha e coloque-as dentro de potes fechados. Uva, maçã, goiaba, banana e pera são as melhores opções.
- É preciso ter muito cuidado ao esquentar marmitas de plástico, pois algumas contêm substâncias tóxicas, como o bisfenol A que passa para o alimento. Se essa for a sua escolha, no momento de aquecer a comida, coloque-a em um prato ou recipiente feito de outro tipo de matéria-prima.
- O ideal é sempre despejar a refeição em um prato antes de levá-la ao micro-ondas. No fogão convencional, esquente em uma panela.
- Já as marmitas de alumínio são menos práticas. Molhos à base de tomate, em contato com o material, podem sofrer alteração no sabor e causar reações alérgicas ou problemas gastrointestinais. Além disso, não podem ir ao micro-ondas.
- A marmita mais recomendada é a de vidro. Trata-se do melhor recipiente para ir ao forno, seja convencional, seja de micro-ondas. Para completar, não conserva o sabor de outros alimentos e é fácil de lavar. Não corre o risco de contaminar os alimentos com materiais tóxicos.
- Forno, banho-maria ou micro-ondas - todos esses métodos de reaquecimento estão liberados. Isso não interfere no valor nutricional do alimentos.
- Não é aconselhável temperar antes a salada de folhas ou de legumes. Corte os alimentos depois de higienizados e, quando necessário, cozinhe-os. Armazene-os em um pote separado da comida que será esquentada.
- Prepare o seu tempero e leve-o em um vidro tampado. Serve pote de geleia vazio ou embalagem de azeitona, por exemplo. Você pode até mesmo reutilizar o recipiente.
- Para temperar as hortaliças, use vinagre, azeite de oliva, limão, ervas aromáticas ou vinagrete. Evite sal em excesso, molhos cremosos à base de maionese ou produtos industrializados. Esses são mais calóricos.
Higienização da Marmita
- recipiente precisa ser bem higienizado antes e depois de receber os alimentos.
- terminada a refeição, lave imediatamente a marmita. Nada de deixar para limpar em casa. Use água e sabão em abundância. Inclusive nos cantinhos e nas reentrâncias. O ideal é escolher potes com tampas lisas.
Qual é a quantidade ideal de comida para não passar fome no trabalho?
- Sair de casa com uma porção balanceada de comida é a melhor forma de fazer uma dieta. Portanto, para quem deseja emagrecer, levar marmita para o trabalho será a melhor opção para resistir a frituras do restaurante e as muitas opções oferecidas nos restaurantes self service.
- Não encha demais a vasilha. Às vezes, você acaba querendo encher o recipiente e se acostuma a comer mais do que o normal. Comer com moderação é sempre o mais indicado para controlar o peso.
- Evitar sobremesas ricas em açúcares dar preferência para frutas da estação.
- Não passar mais de 3 horas sem se alimentar.
Crie bons hábitos alimentares sua saúde agradece.
Oi!!!
ResponderExcluirEu sempre levo minha marmita para o trabalho...só assim você sabe realmente o que está comendo, né.
http://belezacomnutricao.blogspot.com
Renata