sábado, 2 de fevereiro de 2013

A Nutrição Funcional a mais saudável para a saúde

Todo alimento produzido na terra, Deus criou para alimentação do homem.  “Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom” (Gn. 1: 11-12). É importante lembrar que nada foi criado por acaso, mas, sim, com um propósito divino. A terra deveria produzir erva verde e árvore frutífera para a nutrição de Adão e de seus descendentes.



Certamente o que hoje a ciência nos traz como novidade da nutrição funcional para a saúde, Deus já havia colocado à disposição do homem desde o princípio, com propósito, por conhecer que tudo o que havia criado era bom, para nutrição, sustento, proteção da saúde e prevenção de enfermidades no ser humano.
Alimentos funcionais, além do seu valor nutritivo, possuem compostos bioativos que atuam no organismo trazendo benefícios à saúde.

Naturalmente, sem a intervenção humana e industrial, todos os alimentos vegetais, na sua variedade, criados por Deus, são portadores de nutrientes e substâncias funcionais necessários à saúde do homem. Estas substâncias presentes nos alimentos de origem vegetal nutrem as células formadoras de tecidos e órgãos, regulam funções metabólicas, promovem o crescimento, mantêm as funções do organismo e, ao mesmo tempo, protegem contra enfermidades.

Dessa forma compreendemos que falar de nutrição funcional é, principalmente, resgatar o valor dos alimentos vegetais, naturais, trocados, na atualidade, por alimentos processados, industrializados, fast foods, etc. A dieta pobre em hortaliças e frutas, contribui para aquisição de muitas enfermidades identificadas como Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT, conforme classifica a Organização Mundial de Saúde.
A Ciência afirma que as doenças crônicas não transmissíveis estão relacionadas aos maus hábitos alimentares dos indivíduos, como por exemplo, o consumo de alimentos ricos em açúcares, gorduras saturadas, refrigerantes, frituras, os quais, junto ao sedentarismo, têm promovido estilos de vida inadequados à saúde.






 A denominação “Nutrição Funcional” se sobrepõe a combinação de processos biológicos que ocorrem a partir da alimentação. De interesse nas últimas décadas, aplica-se aos nutrientes e às substâncias contidas nos alimentos destinados não somente a nutrição das células, mas, ao mesmo tempo, à proteção do organismo com benefícios fisiológicos adicionais, dentre eles, a melhora da saúde do indivíduo, a prevenção de enfermidades,  com redução do risco de adoecer.


No entanto, sabe-se que um Alimento Funcional sozinho não garante a saúde do indivíduo. É necessário o consumo regular de uma variedade de alimentos saudáveis, incluindo frutas, hortaliças, raízes, grãos, sementes, cereais integrais e oleaginosas, para se manter uma boa saúde. Aliado a isto, um estilo de vida saudável. A Nutrição Funcional deve fazer parte de um estilo de vida saudável. 

Desta forma os alimentos vegetais são os principais responsáveis por oferecer fibras alimentares, antioxidantes como as vitaminas E, C, betacaroteno, ácidos graxos essenciais e outras substâncias abundantes no reino vegetal. Por outro lado, tais substâncias podem ser adicionadas a muitos alimentos industrializados, para torná-los funcionais, como por exemplo, o leite enriquecido com Ômega 3. Destacamos  ser mais conveniente consumir o peixe e a linhaça, fontes naturais de Ômega 3 e, geralmente, mais abundantes. 

As fontes naturais agregam mais benefícios à saúde, por oferecer ao mesmo tempo nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais, quando comparados aos produtos industrializados, geralmente mais caros e com baixas concentrações de Nutrientes Funcionais.

 A Nutrição Funcional exerce o papel de proteção e melhora do estado geral, quando utilizada como arma natural para prevenção de muitas enfermidades. Para tanto é necessário adequar-se a uma alimentação saudável e equilibrada, manter um peso corporal normal e atividade física como partes de um estilo de vida saudável. A ciência colabora para destacar que tudo que Deus criou é lindo, perfeito e faz bem a Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário