Os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidores. Daí a importância das informações serem claras e poderem ser utilizadas para orientar a escolha adequada de alimentos. A importância da rotulagem nutricional é para que as pessoas possam
discernir entre quais alimentos são os mais saudáveis e escolher seus
produtos de acordo com sua vontade.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária criou um Manual para ensinar os consumidores a entender melhor os rótulos dos alimentos. Este manual esta neste endereço eletrônico que passo para os leitores do blog: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_consumidor.pdf.
Com a publicação das normas que tornam obrigatória a declaração do conteúdo nutricional dos alimentos, denominada de rotulagem nutricional, as informações contidas nos rótulos passam a ser ainda mais complexas, exigindo maior habilidade do consumidor para interpretá-las e entendê-las.
Dados recentes levantados junto à população que consulta o serviço
Disque- Saúde do Ministério da Saúde demonstram que aproximadamente 70%
das pessoas consultam os rótulos dos alimentos no momento da compra, no
entanto, mais da metade não compreende adequadamente o
significado das informações.
Em todos os rótulos nutricionais devem conter as seguintes informações:
Carboidrato: nutriente que fornece energia primária ao organismo.
Proteína: nutriente responsável pela construção de células, tecidos, órgãos, etc.Além de fornecer energia.
Gordura total: é a soma de todos os tipos de gorduras. As gorduras nos fornecem energia e possuem inúmeras funções no organismo.
Gordura saturada: é a gordura de origem animal, que eleva o colesterol.
Gordura trans: é um tipo específico de gordura formada através do processo de hidrogenação. Esta gordura está presente em alimentos industrializados e é prejudicial à saúde. Procure não ultrapassar a quantidade de 2g por dia.
Fibras: são vegetais, polissacarídeos não digeridos pelas enzimas do sistema digestório. As fibras possuem funções excelentes para o organismo.
Cálcio: este mineral desempenha papel importante no crescimento, desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes.
Ferro: mineral importante na formação de glóbulos vermelhos no sangue, auxiliando assim a oxigenação. Contribui também para a formação de enzimas.
Sódio: mineral importante para manter a pressão osmótica do sangue e manutenção do equilíbrio hídrico, também desempenha papel na transmissão dos impulsos nervosos. Se consumido em excesso pode elevar a pressão arterial, podendo acarretar em doenças coronarianas e hipertensão.
Legalmente, o fabricante pode alegar a ausência de gordura trans quando o teor for menor ou igual a 0,2 g na porção. Tome cuidado com essa informação. Se o produto é contabilizado em porção menor que 100g como o recomendado pela OMS é obvio que a gordura Trans não irá ser especificada no rótulo, induzindo o consumidor ao erro. Essa gordura modificada pela indústria alimentícia para aumentar o tempo de prateleira e dar mais crocância e sabor aos alimentos industrializados traz sérios riscos à saúde em todas as idades.
Sabendo a importância de todos esses nutrientes, você poderá escolher os alimentos mais saudáveis para o consumo, visando sua saúde. Seja um consumidor consciente e leia o rótulo nutricional dos produtos.
Giselle Barrinuevo
Obrigada, mto interessante.
ResponderExcluir