terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Abacate: vilão ou mocinho?

O abacateiro (Persea Americana Mill) é originário da América Central. Foi propagado na antiguidade pelos povos indígenas, que durante as suas peregrinações o usavam como alimento. Também presenteavam outros povos com a fruta, ou mesmo a semente, que sabiamente sempre as plantavam, por ser sinônimo de fartura para seus descendentes.



O abacate é uma das frutas que mais se destaca pela sua qualidade nutricional. É rico em ácido oléico e β-sitosterol, uma gordura insaturada utilizada como coadjuvante no tratamento de hiperlipidemias. Em um estudo com dieta enriquecida com 1,68 g de fitosteróis por dia, observou-se a redução da concentração de colesterol total e o LDL em 10 e 12%, respectivament.

As pessoas costumam ter uma imagem negativa do abacate: “O abacate é muito gorduroso, vai piorar seu colesterol”, dizem uns, “Abacate engorda“, falam outros. 

O abacate é calórico sim, tem um alto valor energético, pois cada 100g da fruta tem 160 calorias.
Mesmo assim é um alimento que não deve faltar na alimentação dos atletas, pois contém altos teores de polifenóis, potássio e outros nutrientes valiosos. Sem falar que um estudo recente descobriu que o abacate reduz o colesterol total.


Amostras de sangue dos participantes foram colhidas antes e depois do período do estudo. Durante a pesquisa os soldados tinham que comer abacate todo dia. Um abacate pequeno: metade pela manhã e outra no almoço.

O estudo concluiu que o abacate ajuda muito no controle do colesterol, pois 99% dos policiais que participaram do estudo tiveram melhora no HDL (o ‘colesterol bom’), que combate o LDL ‘colesterol ruim’. O efeito final foi de baixar o colesterol total.

Até pouco tempo atrás, seu consumo era vetado para portadores de obesidade, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, doenças cardiovasculares e outras patologias que estão associadas ao acúmulo de gordura no organismo, devido a inter-relação entre a alimentação e a origem destas doenças.


Esse fruto era considerado um vilão nas mesas. Temia-se o consumo, por se achar que a gordura presente no abacate fizesse mal a saúde. O conhecimento popular se embasava em que qualquer tipo de gordura era maléfica.  
Hoje,com a divulgação da importância da alimentação equilibrada, novos conceitos surgiram e dentre eles a evidência desse fruto que têm inúmeros benefícios à saúde, antes não valorizados.

O Abacate é um fruto rico em gorduras insaturadas, o ácido graxo oléico, a mesma presente no azeite de oliva. Os óleos de canola e oliva, por serem ricos em ácido graxo monoinsaturado (especialmente o ácido oleico) são capazes de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças crônicas por diminuírem as concentrações séricas de triacilgliceróis (TAG), colesterol total e lipoproteínas de baixa densidade (LDL), além de possuir ação anticoagulante.

O consumo de abacate auxilia no tratamento de doenças crônicas, especialmente nas cardiopatias, diabetes e dislipidemias. Sua composição é nutricionalmente interessante dada as quantidades significativas de ácido oléico, vitamina C, Vitamina A, Vitamina E, Vitamina B6, Vitamina K, fibras e esteróis.

Esta fruta rica em ácido fólico, vitamina B3 (niacinamida) e potássio. O abacate também tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. 
A niacinamida ( Vitamina B3) tem ação específica sobre o sistema nervoso central, colaborando com a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro e garante efeito relaxante. 
Esta vitamina tem ação conjunta com o ácido fólico, que atua como coenzima de diversos neurotransmissores do bom humor.


Os benefícios do abacate não param por aí, por ser rico em vitaminas, minerais, substâncias antioxidantes e antiinflamatórias, é muito eficaz no combate da celulite, além de estimular o sistema de proteção do organismo, prevenindo várias doenças principalmente as de pele.


Nem todo mundo está acostumado, mas o abacate também pode ser usado em receitas salgadas, assim como fazem os mexicanos. O Brasil é um dos poucos países que tem o hábito de consumí-lo na forma doce. Incula mais essa fruta riquíssima em suas preparações.

Salada de Abacate


Ingredientes

Serve: 6 pessoas

    2 abacates pequenos sem sementes, descascados e cortados em cubos
    1 cebola picada
    1 pimentão verde picado
    1 tomate grande maduro picado
    1/4 de xícara de coentro fresco picado
    Suco de 1/2 limão
    Sal e pimenta-do-reino moída a gosto 

    Modo de preparo
    Prep: 10 min
    Em uma tigela média, misture o abacate, a cebola, a pimenta, o tomate, o coentro e o suco de limão. Mexa com cuidado. Tempere com sal e pimenta.
    
Receita de Bolo de Abacate



Ingredientes  

    3 xícaras (chá) de farinha de trigo
    2 xícaras (chá) de açúcar
    1 xícara (chá) de óleo
    1 xícara (chá) de abacate picado
    1 xícara (chá) de coco fresco ralado
    1 colher (chá) de fermento em pó
    5 ovos
    Coco fresco ralado a gosto para decorar
    Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar a fôrma
   

Modo de Preparo:


No liquidificador, bata o abacate, o açúcar, o óleo e os ovos, até que se torne uma mistura homogênea.

Espalhe-a em uma tigela e adicione cuidadosamente a farinha de trigo e o fermento. Mexa bem.

Unte e enfarinhe uma fôrma e despeje a massa nela. Em seguida, leve para assar em forno pré-aquecido a 180 ºC durante cerca de 40 minutos.



Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário