quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Alimentação Escolar

Os escolares que adotarem hábitos alimentares adequados e estilo de vida saudável, terão melhor qualidade de vida na fase adulta.


A educação alimentar deve começar ainda quando crianças, como forma de promoção à saúde e prevenção de doenças, pois a indisciplina pode resultar em problemas futuros. A merenda Escolar de má qualidade pode ser o gatilho dessa indisciplina".

Existe uma grande preocupação dos pais em relação à alimentação de seus filhos e principalmente à dificuldade na hora de escolher o lanche escolar, pois o lanche mais saudável nem sempre é o que agrada a criança.

É importante pedir a opinião da criança sobre sua merenda escolar, sua preferências e aversões. A conversa entre pais e filhos é essencial na hora da escolha dos alimentos. Caso ela peça guloseimas, não pense que essas estão proibidas em um cardápio saudável. São permitidas, desde que seja de vez em quando e a quantidade seja dosada, sem consumo excessivo, acompanhadas de frutas, suco natural ou pão integral não tem problema.

Alimentos Não-Saudáveis




 Devem ser evitados nos laches escolares e na rotina diária. Geralmente são ricos em açúcares, gorduras, sódio, conservantes,etc. E são pobres em nutrientes.

São eles: balas; pirulitos; gomas de mascar; biscoitos, principalmente os recheados; refrigerantes; sucos artificiais ou adoçados; frituras como risoles, pastéis e coxinhas; maionese; salgados com salsichas e presunto/ apresuntados; salgadinhos de pacote; pipocas industrializadas;








Dicas que vão a montar uma Lancheira saudável e gostosa:



1- Planejamento: Mensal ou semanal… Fica a sua escolha, o importante é planejar os lanches com as crianças e fazer as comprar com antecedência. Evite substituições em cima da hora, pois podem causar insatisfação na criança ou repetições de preparações;

2- Presença Confirmada: Coloque sempre 1 opção de Fruta na lancheira, mas deixe que a criança participe da escolha;

3- Porcionamento: Não coloque embalagens inteiras e pacotes fechados, fracione em porções. Não confie que a criança irá respeitar o porcionamento. Se o lanche for biscoito ou bolachas coloque apenas 5 unidades = 1 porção;

4- Hidratação: Coloque sempre uma garrafinha de água na mochila / merendeira da criança e estimule seu consumo; Congele a caixinha de suco antes de colocá-la na lancheira, para manter a bebida fria.

5- Nutrição: Os achocolatados possuem muita gordura e açúcar, devem ser consumidos eventualmente, não diariamente! Use-os de 1 a 2 vezes por semana no máximo;

6- Guloseimas: Não são proibidas, mas não à vontade! Escolha um dia da semana, por exemplo, Sexta-Feira. Nos demais dias negociar os alimentos mais nutritivos com os menos nutritivos;

7- Liberdade Nutricional: Dentre o conceito de saudável, usar um dia da semana livre e pedir sugestão ao seu filho sobre o lanche do dia. Participar a criança da sua rotina alimentar faz parte da educação nutricional;



Exemplos de lanches:


 
Opção 1:
- Bisnaguinhas integrais com geléia, mel, salsicha de frango (cachorrinho), doce de leite light, queijo cottage ou patê de peito de peru + 1 caixinha de achocolatado + 1 maçã.
Opção 2:
- Cookies integrais ou biscoitos de aveia e mel ou biscoitos de arroz ou biscoitos cream cracker + 1 caixinha de suco de soja + 1 banana.
Opção 3:
- Torradas integrais com geléia + 1 caixinha de suco natural + 1 pêra.
Opção 4:
- Bolo de cenoura, milho ou laranja ou aveia ou cuca integral + 1 caixinha de água de coco + 1 fruta.
Opção 5:
- Barra de cereal + 1 fruta + 1 Yakult.
Opção 6:
- Pastéis de forno com salsicha de frango, atum sem óleo ou queijo minas + 1 caixinha de suco de frutas + 1 fruta.
Opção 7:
- Pizza de fritadeira ou pão sírio com queijo mussarela e peito de peru ou ricota e atum sem óleo + 1 caixinha de suco de frutas + 1 fruta.
Opção 8:
- Sanduíche de pão integral com requeijão light, blanquet de peru e queijo minas + 1 caixinha de suco de soja + 1 fruta.
Opção 9:
- Palitos Plic-Plac integral + 1 caixinha de água de coco + 1 fruta.
Opção 10:
- Flocos de arroz (sucrilhos) ou granola + 1 iogurte + 1 fruta.

4 comentários:

  1. Olá Giselle, parabéns pelo seu espaço, adoro ler sobre alimentação. Quando pensamos que sabemos tudo, temos sempre algo a aprender.
    Essa postagem , é um bom exemplo para quem tem criança em fase escolar. Serve como cardápio. Mto bom.

    Bjos Fica com Deus.
    IvaldetePiunti
    http://oamoreetudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ivaldete, realmente na alimentação temos sempre o que aprender.
      Abraços, seguindo seu blog.

      Excluir
  2. Se a criança não aprender a comer bem, vai crescer comendo só o que não presta.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir