domingo, 10 de fevereiro de 2013

Conheça mais sobre gordura visceral e gordura subcutânea

 O tecido adiposo é o principal reservatório energético do organismo, é constituído por diversos tipos celulares, sendo o adipócito seu principal componente. Os adipócitos são as únicas células especializadas no armazenamento de lipídios na forma de triacilglicerol (TAG) em seu citoplasma, sem que isto seja nocivo para sua integridade funcional. 



A obesidade, antes considerada sinal de fartura, saúde e padrão de beleza, deixou de ser vista como uma condição desejável, diante das evidências de morbimortalidade elevada em indivíduos obesos.




A urbanização e a industrialização, acompanhadas de maior disponibilidade de alimentos e menor atividade física, contribuíram para a crescente prevalência da obesidade nas populações. Além de ser fator de risco cardiovascular independente, associa-se a uma série de outros, como a dislipidemia, a hipertensão arterial (HA), o diabetes mellitus (DM) e a resistência à insulina (RI).










GORDURA SUBCUTÂNEA (forma de pêra)

- Acumula-se sob a pele, principalmente no culote, nas nádegas e nas pernas e produz a celulite.
- Células menores, que têm mais facilidade de se multiplicar e são mais sensíveis à insulina.
- Sua predominância caracteriza a obesidade 'em formato de pêra', considerada menos prejudicial à saúde.
- Aparência de 'gordura mole', mesmo quando localizada no abdomen.
- Mais frequente em mulheres, mas também pode estar presente em homens.

Para as mulheres o estrogênio é o que favorece o acúmulo da gordura no quadril, nos seios, coxas, e nas nádegas, ficando com o formato de uma pera.






GORDURA VISCERAL (mais perigosa para saúde, forma de maçã)

- Acumula-se nas camadas profundas do abdomen, em volta dos órgãos.
- Células maiores, que se multiplicam pouco, mas são mais ativas e afetam o metabolismo.
- Células mais resistentes à insulina.
- Caracteriza a 'barriga de cerveja', mesmo que a pessoa não beba.
- Sua predominância caracteriza a obesidade 'em formato de maçã', fator de risco para a saúde.
- Aparência de "gordura dura".
- Mais frequente em homens, mas também pode afetar mulheres.

O acúmulo de gordura visceral, está associado com hiperglicemia, hiperinsulinemia, hipertrigliceridemia e intolerância à glicose. Eles apresentam um o hormônio cortisol em maior quantidade, que faz com que as células de gordura da barriga fiquem mais receptivas as outras aumentando a gordura abdominal.

 É a gordura subcutânea que avaliamos nas pregas cutânias na avaliação nutricional antropométrica em consultório.


O tecido adiposo abdominal é composto de tecido adiposo intra-abdominal (tecido adiposo visceral) e tecido adiposo subcutâneo. Uma das principais diferenças entre eles é que os adipócitos do tecido adiposo visceral (TAV) são metabolicamente mais ativos e apresentam maior atividade lipolítica de que os adipócitos do tecido adiposo subcutâneo (TAS).

Estilo de vida sedentário e alimentação desregrada leva ao acúmulo de gordura visceral e  abdominal.  A melhor dica para perder a barriga e eliminar a gordura do abdômen é:

  •  Ter uma alimentação de baixa caloria e balanceada;
  • Fazer exercícios aeróbicos regurlarmente (natação, corrida, caminhada, andar de bicicleta);

É importante lembrar que fazer abdominal é para quem deseja fortalecer os músculos, mas para quem quem quer perder a barriga precisa primeiro se preocupar em perder a gordura, através de alimentação correta e atividade física.

Faça exames periodicamente e procure ajuda. Essas gorduras produzem substância ao organismo que são prejudiciais. E ainda o risco para doenças cardiovasculares, resistência à insulina, sindrome metabólica, alterações lipídicas no sangue, entre outras.

SE CUIDEM GENTE A  OBESIDADE MATA milhares de pessoas anualmente no Brasil e no mundo, não é questão só de estética os índices são alarmantes. 

O aumento excessivo de gordura corporal em todos os seus depósitos, pode causar prejuízo ao metabolismo de carboidratos e lipídios, bem como produção exacerbada de fatores potencializadores da síndrome metabólica.

Nutricionista Giselle Barrinuevo.




10 comentários:

  1. É muito gratificante saber de um assunto tão importante como este, onde podemos por em prática e agregar valores à nossa saúde.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Gisele,
    Artigo muito interessante, vasta e importante informação, gostei muito.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários. Fiquem com deus

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela publicação, é o que eu precisava ver.

    ResponderExcluir
  5. Gordura visceral está mais perto das veias e, principalmente de uma atividade metabólica (calor) maior, logo, a queima de gordura se dá mais facilmente que a subcutânea, que é ao contrário.

    ResponderExcluir
  6. Certíssima, Giselle! :) Uma alimentação balanceada e exercícios físicos específicos e na medid certa são fundamentais! Exames periódicos são importantes junto ao acompanhamento médico. Beijinhos Giselle Stefanelli (Fisioterapeuta).

    ResponderExcluir
  7. nossa!muito interessante,por isso percebo que eu sou pesada e aparento ter bem menos quilos que tenho,minha gordura é visceral sou toda durinha mas sofro para emagrecer.

    ResponderExcluir
  8. Boa reportagem! Para quem gosta de estudar sobre nutrição, costumo comprar livros daqui -http://www.grupoalimenta.com.br/livros-de-nutricao/
    Estão por menos de 10 reais

    ResponderExcluir
  9. O meu problema e acredito de muitas outras pessoas e o corte nos carboidratos, já que quase tudo tem esta "subastancia gostosa"

    ResponderExcluir