domingo, 24 de fevereiro de 2013

Conheça os benefícios das frutas

As frutas são ricas em minerais, vitaminas e fibras que o nosso organismo precisa diariamente, pois não são armazenadas. Pessoas que consomem poucas frutas não conseguem suprir a necessidade diária. O ideal é  o consumo de 3 frutas diferentes por dia.



Frutas laxativas

 

Tanto a laranja quanto o mamão possuem propriedades laxativas, ou seja, que ajudam a “soltar” o intestino. O mamão possui uma enzima conhecida como papaína que confere essa propriedade. Ainda apresenta fibras solúveis, principalmente pectina, que ajuda a retardar o esvaziamento gástrico, redução do colesterol, melhora do transito intestinal entre outras funções importantes para nosso organismo. Ainda a laranja e o mamão possuem vitaminas A e C que são antioxidantes, prevenindo o aparecimento de doenças como câncer, envelhecimento, obesidade, e ainda ajudam a melhora o bronzeado. 
A dica ainda é consumir em jejum, pela manhã, para melhora o funcionamento do intestino, pois pela manha nosso intestino apresenta maior motilidade.


Frutos estimulantes


 O cupuaçu é um fruto nativo e cultivado na Amazônia, que pertence a mesma família do cacau. Apresenta quantidades significativas de cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, vitamina B1, B2, B3 e vitamina C. Pode apresentar em torno de 0,5 a 1,89% de fibras na polpa do fruto. Ressalta-se a quantidade da fibra pectina, que contribui para retenção de água e formação de gel, melhorando o tempo de esvaziamento gástrico, mantendo a glicemia mais estável. Possui teobromina, uma substancia com propriedades estimulantes do organismo, melhorando a disposição e acelerando o metabolismo. Em comparação ao cacau, o cupuaçu apresenta mais vitamina C, potássio e lipídeos, e menos carboidratos.

Fruto protetor do coração


 O abacate já foi vilão das dietas por conter muita gordura, entretanto, esta gordura é uma gordura boa para nosso corpo, que auxilia na prevenção de doenças cardíacas e até mesmo no emagrecimento. Vale reforçar também que o abacate é uma fruta rica em fibras! Sim, contem quase a mesma quantidade que a goiaba branca, goiaba vermelha, caqui chocolate e tamarindo. As demais frutas que costumamos consumir contem quase 2x menos fibras (comparado em 100g). A quantidade de gordura do abacate auxilia na redução do índice glicêmico da receita, pois a gordura retarda o esvaziamento gástrico, fazendo com que a absorção da glicose aconteça lentamente, diminuindo as chances de picos de glicemia.

O caju apresenta polpa com quantidades significantes de vitamina C, betacaroteno, além de possuir flavonóides como a quercetina e antocianina, e compostos fenólicos como o beta-sitosterol, presente também no abacate. A quercetina apresenta propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e antiproliferativas relacionadas a alguns fungos e bactérias. Já o beta-sitosterol possui propriedade hipocolesterolemiante, prevenindo doenças cardiovasculares.

Fruta do bom humor
 

A banana é um alimento rico em minerais como cálcio, potássio, vitaminas do complexo B e o aminoácido triptofano. O triptofano é precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo humor, alterações no sono e melhora os sintomas da TPM. 
Outras fontes de triptofano são o cacau, damasco e as leguminosas.

Fruta adoçante 

A maçã é usada para ajudar a “adoçar” preparações como bolos, sucos e sobremesas. É uma fruta de baixo índice glicêmico, fonte de uma fibra solúvel chamada pectina. As fibras solúveis tem propriedade de viscosidade, onde formam um “gel” no estomago, que auxilia a retardar o esvaziamento gástrico, promove saciedade, previne picos de glicemia melhorando a absorção da glicose, melhora o transito intestinal e ainda possuem efeito hipocolesterolemizantes, ajudando a baixar o colesterol da corrente sanguínea.

Fruta digestiva
 

O abacaxi é uma fruta de médio índice glicêmico, que apresenta quantidade significativa de vitamina C e fibras. O principal destaque do abacaxi vai pra uma enzima conhecida como bromelina, que ajuda na digestão das proteínas.
 Portanto comer abacaxi após o almoço é super indicado para melhorar a digestão, principalmente em dias de churrasco.







Frutas antioxidantes
Frutas amarelo – avermelhadas são fonte de betacaroteno e flavonóides, ambos antioxidantes. 
É o betacaroteno que dá a coloração amarela para os alimentos de origem vegetal. Como é precursor da vitamina A, podendo ser convertido na vitamina A ativa, não gera toxicidade. O excesso pode ser percebido pela pigmentação amarelada das palmas de mão e pés, principalmente. Quando o consumo de alimentos fonte de betacaroteno é diminuído, esses sinais desaparecem. Além de ser antioxidante, o betacaroteno ainda auxilia na visão, ativação da melanina na pele reforçando o bronzeado e prevenindo o envelhecimento.

As frutas de coloração roxa
 

avermelhadas também são ótimas fontes de antioxidantes. A principal substancia encontrada nesses alimentos é a antocianina, encontrada em amoras, mirtilo, framboesa, morango, açaí, repolho roxo, beterraba, uva, berinjela, jabuticaba, entre outros.







O Blueberry ou mirtilo é a mesma fruta.

 Possui propriedades muito interessantes principalmente por possuir compostos fenólicos como a antocianina (que confere a cor roxa a fruta) e o resveratrol. Como essas duas substancias apresentam propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres, auxilia na prevenção do envelhecimentos precoce das células, previne problemas de visão, melhora a circulação sanguínea, previne doenças cardíacas, câncer e atua como antiinflamatório. O consumo do mirtilo por diabéticos é recomendado, pois além das propriedades referidas, ainda auxilia na redução da glicose sanguínea. O  consumo regular desta fruta ajuda até na melhora da disposição! A quantidade por dia não é estipulada, mas gosto de indicar em média de 3 vezes na semana a quantidade de 100g de mirtilo, podendo ser consumo nas mais diversas formas.

As ameixas, morangos e cerejas são frutas vermelhas que contém quantidades de substancias antioxidantes 

Auxiliam na prevenção de diversas doenças como, pressão alta, diabetes, problemas cardíacos, inflamações, prevenção de diversos tipos de câncer, envelhecimento e melhora do sistema imunológico.
Ainda contem ácido elágico, um composto que auxilia na prevenção do câncer. São muitos os benefícios, portanto o consumo regular de frutas vermelhas é indicado. Pode ser consumida em receitas ou in natura, porém quanto menos  processado o alimento, mais estará conservada a substancia antioxidante. Indica-se a quantidade de ½ xícara de frutas vermelhas por dia para obter-se a quantidade de antioxidantes adequadas advinda destas frutas.


A recomendação do Ministério da Saúde é que frutas que sejam comidas com casca mas para isto a higienização adequada das frutas é fundamental para garantir a segurança alimentar. Pode usar água sanitária, que é feita com o mesmo princípio ativo, hipoclorito de sódio, desde que o rótulo recomende esse uso. A proporção recomendada pelo Ministério da Saúde é uma colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água  por 15min. Depois é só enxaguar.


Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário