quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Entenda mais sobre os Rótulos dos Alimentos

Os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidores. Daí a importância das informações serem claras e poderem ser utilizadas para orientar a escolha adequada de alimentos. A importância da rotulagem nutricional é para que as pessoas possam discernir entre quais alimentos são os mais saudáveis e escolher seus produtos de acordo com sua vontade.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária criou um Manual para ensinar os consumidores a entender melhor os rótulos dos alimentos. Este manual esta neste endereço eletrônico que passo para os leitores do blog:  http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_consumidor.pdf.

Com a publicação das normas que tornam obrigatória a declaração do conteúdo nutricional dos alimentos, denominada de rotulagem nutricional, as informações contidas nos rótulos passam a ser ainda mais complexas, exigindo maior habilidade do consumidor para interpretá-las e entendê-las. 


Dados recentes levantados junto à população que consulta o serviço Disque- Saúde do Ministério da Saúde demonstram que aproximadamente 70% das pessoas consultam os rótulos dos alimentos no momento da compra, no entanto, mais da metade não compreende adequadamente o
significado das informações. 

Em todos os rótulos nutricionais devem conter as seguintes informações: 


Carboidrato: nutriente que fornece energia primária ao organismo.

Proteína: nutriente responsável pela construção de células, tecidos, órgãos, etc.Além de fornecer energia.

Gordura total: é a soma de todos os tipos de gorduras. As gorduras nos fornecem energia e possuem inúmeras funções no organismo.

Gordura saturada: é a gordura de origem animal, que eleva o colesterol.

Gordura trans: é um tipo específico de gordura formada através do processo de hidrogenação. Esta gordura está presente em alimentos industrializados e é prejudicial à saúde. Procure não ultrapassar a quantidade de 2g por dia.

Fibras: são vegetais, polissacarídeos não digeridos pelas enzimas do sistema digestório. As fibras possuem funções excelentes para o organismo.

Cálcio: este mineral desempenha papel importante no crescimento, desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes.

Ferro: mineral importante na formação de glóbulos vermelhos no sangue, auxiliando assim a oxigenação. Contribui também para a formação de enzimas.

Sódio: mineral importante para manter a pressão osmótica do sangue e manutenção do equilíbrio hídrico, também desempenha papel na transmissão dos impulsos nervosos. Se consumido em excesso pode elevar a pressão arterial, podendo acarretar em doenças coronarianas e hipertensão.

Legalmente, o fabricante pode alegar a ausência de gordura trans quando o teor for menor ou igual a 0,2 g na porção. Tome cuidado com essa informação. Se o produto é contabilizado em porção menor que 100g como o recomendado pela OMS é obvio que a gordura Trans não irá ser especificada no rótulo, induzindo o consumidor ao erro. Essa gordura modificada pela indústria alimentícia para aumentar o tempo de prateleira e dar mais crocância e sabor aos alimentos industrializados traz sérios riscos à saúde em todas as idades.

Sabendo a importância de todos esses nutrientes, você poderá escolher os alimentos mais saudáveis para o consumo, visando sua saúde. Seja um consumidor consciente e leia o rótulo nutricional dos produtos.

Giselle Barrinuevo

2 comentários:

  1. Olá, boa tarde!

    Gostaríamos de divulgar nossa página a qual contém informações relevantes e pertinentes em relação as a legislações sanitárias, federais, estaduais, municipais, leis, decretos, portarias e RDCs, e órgãos como MAPA, ANVISA, INMETRO, PROCON, com várias dicas, notas, avisos, entre outros de rotulagem geral de alimentos.

    A Food Soul Marketing Nutricional foi fundada há cerca de 5 anos na cidade do Rio de Janeiro-RJ. A ideia era criar uma empresa com profissionais da área da saúde com experiência e entendimento do mercado de alimentos, que pudesse dar suporte à esse mercado em questões relacionadas à regulamentação e ao desenvolvimento de ROTULAGEM NUTRICIONAL.

    “Comunicar ao máximo e com o máximo de segurança”; é isso que buscamos no trabalho de rotulagem que desenvolvemos.

    O que começou pequeno e como um sonho, hoje é um trabalho consistente (junto a grandes marcas, tanto nacionais quanto internacionais) e diversificado (rotulagem, treinamento, registro de produto, entre outros), mas sempre focado na questão e importância da rotulagem de alimentos.

    Temos o tema em nosso DNA, e queremos cada vez mais discutir sua importância junto aos profissionais de saúde, indústria de alimentos, órgãos reguladores e consumidores. Esperamos por esse canal poder contribuir e fomentar positivamente a discussão sobre Rotulagem Nutricional de alimentos.

    Segue o link da nossa página no facebook e do nosso site: Obrigada!

    Facebook: https://www.facebook.com/pages/Food-Soul-Marketing-Nutricional/101832663323600?ref=tn_tnmn
    Site: http://www.foodsoul.com.br/
    Contato: contato@foodsoul.com.br


    FOOD SOUL - Marketing Nutricional

    ResponderExcluir