quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Entenda mais sobre os Rótulos dos Alimentos

Os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidores. Daí a importância das informações serem claras e poderem ser utilizadas para orientar a escolha adequada de alimentos. A importância da rotulagem nutricional é para que as pessoas possam discernir entre quais alimentos são os mais saudáveis e escolher seus produtos de acordo com sua vontade.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária criou um Manual para ensinar os consumidores a entender melhor os rótulos dos alimentos. Este manual esta neste endereço eletrônico que passo para os leitores do blog:  http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_consumidor.pdf.

Com a publicação das normas que tornam obrigatória a declaração do conteúdo nutricional dos alimentos, denominada de rotulagem nutricional, as informações contidas nos rótulos passam a ser ainda mais complexas, exigindo maior habilidade do consumidor para interpretá-las e entendê-las. 


Dados recentes levantados junto à população que consulta o serviço Disque- Saúde do Ministério da Saúde demonstram que aproximadamente 70% das pessoas consultam os rótulos dos alimentos no momento da compra, no entanto, mais da metade não compreende adequadamente o
significado das informações. 

Em todos os rótulos nutricionais devem conter as seguintes informações: 


Carboidrato: nutriente que fornece energia primária ao organismo.

Proteína: nutriente responsável pela construção de células, tecidos, órgãos, etc.Além de fornecer energia.

Gordura total: é a soma de todos os tipos de gorduras. As gorduras nos fornecem energia e possuem inúmeras funções no organismo.

Gordura saturada: é a gordura de origem animal, que eleva o colesterol.

Gordura trans: é um tipo específico de gordura formada através do processo de hidrogenação. Esta gordura está presente em alimentos industrializados e é prejudicial à saúde. Procure não ultrapassar a quantidade de 2g por dia.

Fibras: são vegetais, polissacarídeos não digeridos pelas enzimas do sistema digestório. As fibras possuem funções excelentes para o organismo.

Cálcio: este mineral desempenha papel importante no crescimento, desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes.

Ferro: mineral importante na formação de glóbulos vermelhos no sangue, auxiliando assim a oxigenação. Contribui também para a formação de enzimas.

Sódio: mineral importante para manter a pressão osmótica do sangue e manutenção do equilíbrio hídrico, também desempenha papel na transmissão dos impulsos nervosos. Se consumido em excesso pode elevar a pressão arterial, podendo acarretar em doenças coronarianas e hipertensão.

Legalmente, o fabricante pode alegar a ausência de gordura trans quando o teor for menor ou igual a 0,2 g na porção. Tome cuidado com essa informação. Se o produto é contabilizado em porção menor que 100g como o recomendado pela OMS é obvio que a gordura Trans não irá ser especificada no rótulo, induzindo o consumidor ao erro. Essa gordura modificada pela indústria alimentícia para aumentar o tempo de prateleira e dar mais crocância e sabor aos alimentos industrializados traz sérios riscos à saúde em todas as idades.

Sabendo a importância de todos esses nutrientes, você poderá escolher os alimentos mais saudáveis para o consumo, visando sua saúde. Seja um consumidor consciente e leia o rótulo nutricional dos produtos.

Giselle Barrinuevo

Um comentário: