sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Obesidade parte II


Na última pesquisa publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o consumo alimentar no Brasil durante o período de 1974 até 2003 observou-se que:

Teve diminuição de: 

  
84% Consumo de ovos 
    50% Peixe 
 41% Feijão 
  23% Arroz 
   67,5% Legumes, verduras e frutas



Em contrapartida houve aumento de:
 
   400% de refrigerantes
    400% biscoitos
    300% embutidos (presunto, salame, salsicha, mortadela etc.)
    100% queijos
   82 alimentos prontos

Com esses dados podemos entender o motivo pelo qual a obesidade aumentou em nosso país, principalmente entre as crianças, que já começam na primeira infância e ter contato com esses produtos.

São muitas as causas veja abaixo:

- excesso de consumo de doces, o que inclui refrigerantes, mel, açúcar, bolachas recheadas, biscoitos doces de todos os tipos, bebidas lácteas adoçadas, iogurtes adoçados...

- excesso de cereais refinados, o que inclui as papinhas ofereceidas como uma "necessidade", desde a primeira introdução dos alimentos, e segue com os pães refinados, bisnaguinhas, macarrão refinado, arroz polido, mingau de amido de milho...

- deficiência das gorduras ômega 3 e consumo excessivo das gorduras hidrogenadas e ômega 6

- deficiência de cromo, magnésio, biotina
- epigeneticamente falando: pais e mães mal alimentados, seguem este mesmo tipo de alimentação, e assim, programam o genes em seus óvulos e espermatozóides para gerarem indivíduos obesos, diabéticos, cardiopatas, e muito provavelmente com maior risco de desenvolvimento de cancer e demência senil.

- deficiência crônica de vitamina D - por viverem em espaço fechados, sem exposição solar, ou ainda com uso excessivo de protetores solares. A deficiência de vitamina D colabora também para a resistência a insulina, que é a epidemia que assola o planeta hoje.

- redução da atividade física: pais trabalham todos o dia e não tem tempo de se divertir com filhos em locais abertos. Há ainda a promoção de lazer em locais fechados, como shoppings, por comodidade e segurança, o que só agrava a deficiência de vitamina D.


Um artigo intitulado “Sugary Drinks in the Pathogenesis of obesity and Cardiovasculares Diseases” (Bebidas açucaradas na patogênese da obesidade e de doenças cardiovasculares), sugere que o aumento no consumo de alimentos ricos em Sódio (os famosos salgadinhos) provoca sede e, de forma compensatória, estimula o aumento do consumo de bebidas açucaradas, como os refrigerantes, aumentando assim a suscetibilidade ao desenvolvimento da obesidade e das doenças cardiovasculares.

A PROPOSTA DA NUTRIÇÃO FUNCIONAL É A MUDANÇA DE HÁBITOS E O RESGATE DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DE COMO A NATUREZA NOS ENTREGA.




2 comentários:

  1. Infelizmente a sociedade é assim. Os países desenvolvidos tem alimentos a mais, e que são prejudiciais, e os países pobres nem um grão de arroz têm. :( é triste as pessoas serem assim

    ResponderExcluir
  2. Sim Andre eu concordo, mas hoje se tem uma preocupação mto grande com as doenças crônicas não transmissíveis que esta afetando uma grande parcela da população global e gera mtas mortes por ano. E a pobreza é outro fator que mata milhares de pessoas em países de extrema pobreza, realmente mto triste essa desigualdade. Obrigada

    ResponderExcluir