sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Peso na balança: Massa magra, massa gorda e água

Muitos podem não saber, mas os números que aparecem na balança não são, independente se bons ou ruins, tão simples. O total é composto por massa magra, massa gorda e água corporal. Entenda melhor  lendo a matéria.


A avaliação da composição corporal é realizada para quantificar os principais componentes do organismo humano: ossos, musculatura e gordura corporal.

A composição corpórea é dividida em dois grupos:

  •  massa magra é constituída de 72% de água (sangue), 21% de proteína e 7% de minerais dos ossos, é livre de gordura. 
  •  massa gorda é constituída de 20% de água e 80% de tecido adiposo (nossa reserva de gordura)

Nossa composição corporal varia de acordo com inúmeros fatores e entre eles a idade. Independente do adequado suprimento da demanda energética e do substrato para construção de tecidos e  independente de um estímulo muscular equivalente por massa corpórea, a composição corporal varia durante a vida.

Quando falamos em ganho de massa magra por meio do exercício nos referimos, principalmente, ao aumento da massa muscular, da massa óssea e do volume sanguíneo, assim massa magra não é sinônimo somente de massa muscular.


  
 IMC 

O índice de massa corporal (IMC), expresso pela relação entre a massa corporal em kg e estatura em m2, é amplamente utilizado como indicador do estado nutricional por sua boa correlação com a massa corporal e baixa correlação com a estatura.







As pessoas praticam exercícios e atividade física por diversos motivos. Estética e desempenho são os principais deles. Os nutricionistas e educadores físicos trabalham a questão da importância do ganho de massa magra e perda de massa gorda tanto para a prevenção de doenças. Entretanto, as pessoas precisam entender como o controle metabólico leva ao aumento da massa magra e à redução da massa gorda.

A massa magra é maior em homens (mais músculos) que em mulheres, é menor em adultos mais velhos (perda de massa magra com a idade)  e pode ser adquirida através do exercício físico.
 


As técnicas usadas para medir a composição corporal nas academias e clínicas levam, geralmente, em consideração a teoria de que o corpo humano é composto por dois compartimentos básicos: um de gordura e outro livre de gordura. O compartimento da gordura corresponde à massa gorda propriamente dita.


Avaliação antropométrica é o método de investigação em nutrição. É aplicável em todas as fases do ciclo de vida e permite a classificação de indivíduos e grupos segundo o seu estado nutricional.
Os parâmetros mais utilizados para a avaliação antropométrica são:
  •  peso, estatura, dobras cutâneas e circunferências e as medidas secundárias (combinadas) como Índice de Massa Corporal (IMC), peso ideal, somatória de dobras cutâneas, entre outros. Utilizadas isoladamente.


A massa gorda tão indesejada por milhares de pessoas, no entanto, tem sua importância. No organismo, índices adequados da gordura são fundamentais para diversas ações do nosso corpo, entre elas a síntese de hormônios, transmissão de impulsos nervosos e, a reserva de energia. O problema, no entanto, mora no excesso dessa gordura. Quando acumulamos muito desse tipo de massa, temos mais probabilidade a desenvolver doenças. Hipertensão, diabetes e alterações no colesterol são só algumas delas.
Lembrando que todos nós seres humanos temos massa magra e massa gorda, até os mais magrinhos. Não tem como sobreviver sem os dois tipos. Em pessoas com anorexia que é uma doença gravíssima (onde a pessoa recusa a comida) ocorre um desiquilíbrio metabólico enorme no organismo. em pouco tempo a pessoa pode ir à óbito.
Obrigada pela atenção
Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário