terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Retirar o glúten por um tempo faz bem à saúde

O glúten é uma substância elástica, aderente, insolúvel em água, responsável pela estrutura das massas alimentícias. É constituído por frações de gliadina e de glutenina, que, na farinha de trigo, totalizam 85% da fração proteica. Forma-se pela hidratação dessas proteínas, que se ligam entre si e a outros componentes macromoleculares por meio de diferentes tipos de ligações químicas.




O glúten é uma das proteínas mais complexa e de difícil digestão pelo organismo.

O trigo é o único cereal que apresenta gliadina e glutenina em quantidade adequada para formar o glúten. No entanto, essas proteínas podem ainda estar presentes em outros cereais, como cevada, centeio e aveia, nas formas, respectivamente, de hordeína, secalina e avenina.


Ao evitar o glúten proporcionamos uma melhora em vários sistemas do nosso organismo:
  • melhora da digestão
  • aumento do metabolismo
  •  perda de peso
  • aumento da absorção de nutrientes
  • melhora da psoríase e doenças inflamatórios
  • constipação
  • dor de cabeça
  • cansaço excessivo
As pessoas consomem muito derivado de glúten na alimentação. O ideal seria reduzir o consumo para curar vários males do nosso organismo. Principalmente processos inflamatórios (renite, sinusite, obesidade, otite, etc).


 
Em quem tem intolerância  ao glúten fica no intestino sem ser digerido e acaba provocando alterações como: distúrbios digestivos, alterações no sistema imunológico e no metabolismo do intestino, inflamação e até mesmo prejuízos na absorção de nutrientes.

A perda de peso acontece pelo aumento do metabolismo e melhor utilização dos alimentos consumidos. Ao excluirmos o glúten do cardápio, oferecendo alternativas saudáveis, o paciente realmente tem uma perda de peso interessante e, inclusive, melhora de sintomas como ansiedade, compulsão, TPM que também colaboravam para este ganho de peso.

Atenção: Alimentos glúten free não são necessariamente de baixa caloria.

Para a elaboração destes produtos, o glúten é substituído por ingredientes como arroz, quinua, mandioca, fécula de batata e estes são tão calóricos quanto os que levam ingredientes com glúten. A elaboração do planejamento alimentar, sempre feita pelo nutricionista, leva em conta que cada paciente é único, oferecendo não só a retirada do glúten como a substituições de alimentos e melhores opções para cada indivíduo.

           Hoje esses produtos são encontrado em supermercados e em casas de produtos naturais. O valor ainda é alto, mas vc pode preparar os produtos em casa por substituição de farinhas que podem ser usadas. Existem diversos livros de receitas sem glutén.

 Portadores de Doença Celíaca não podem consumir glúten

A doença celíaca se manifesta por meio do contato da gliadina com as células do intestino delgado, provocando uma resposta imune a essa fração, com a produção de anticorpos. O consumo de cereais que contêm glúten por celíacos prejudica, frequentemente, o intestino delgado, atrofiando e achatando suas vilosidades e conduzindo, dessa forma, à limitação da área disponível para absorção de nutrientes

Deixo para vocês uma receita de farinha sem glúten

-3 xícaras de creme de arroz

-1 xícara de fécula de batata

-½xícara de polvilho doce

Prepare esta mistura e substitua pela mesma quantidadede farinha de trigo nas receitas convencionais de bolos. (CENOURA/ LARANJA/ CHOCOLATE)



Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário