sábado, 9 de março de 2013

Alho, um dos principais Alimentos Funcionais

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Campinas (Unicamp), o alho está entre os maiores remédios naturais estudados até hoje. O alho (Allium Sativum) já é utilizado a milhares de anos, mas foi no século 19 que seus benéficos anti-sépticos ganharam fama.


O poder terapêutico do alho é reconhecido pelo Ministério da Saúde e faz parte da família Liliaceae, ele é um alimento funcional, ou seja, protege o organismo de várias doenças quando consumido regularmente.
Os principais membros da família Allium
 
ALHO - Allium sativa
CEBOLA – Alium cepa
ALHO PORÓ – Allium porrum
CEBOLINHA – Allium schoenoprasum / do latim – cepula = pequena cebola

Veja quais são seus principais agentes:

- O alho é rico em zinco e selênio, metais que fortalecem o organismo;

- Ele contém ajoeno, que promove ações antitrombóticas (anticoagulantes), antiinflamatórias, vasodilatadoras, hipotensoras, antibióticas e antifúngicas;

- Sulfeto de alila, substância capaz de inibir o crescimento de tumores.

- A alicina é uma das principais substâncias. Ela dá ao alho sabor e cheiro característicos, e é responsável por grande parte de seus benefícios.

Essas substâncias trazem os seguintes benefícios do alho:


- Ação antiviral:
As propriedades imunoestimulatória do alho encontradas no extrato da planta que estimulam a imunidade de maneira geral. No caso do vírus da gripe a alicina tem ação comprovada.

- Radicais Livres: 
Devido a grande quantidade de selênio presente no alho, ele se torna um poderoso antioxidante, o selênio liga-se aos radicais livres (partículas que “enferrujam” as células) que provocam o envelhecimento precoce dos tecidos.

- Diabetes: 
Estudos mostram que as pessoas que consomem alho regularmente, apresentam menor tendência à Diabetes. Acredita-se que algumas substâncias presentes no alho estimulam a produção de insulina em níveis significativos.

- Colesterol:
 O consumo freqüente de alho auxilia no controle do nível do colesterol sérico total, além de prevenir a aterosclerose e doenças cardiovasculares.

Para aproveitar todos os benefícios do alho, é necessário que ele seja consumido cru, pois seu principal componente, a alicina, apresenta-se na forma de um óleo volátil que pode ser desativado pela temperatura. Muitas pessoas são gostam do sabor do alho, mas atualmente o mercado traz outras maneiras de consumi-lo aproveitando todos os seus benefícios.



Você que não gosta do gosto do alho têm a opção do óleo de alho em cápsula que preserva suas propriedades funcionais e tem  o cheiro e sabor amenizados. O óleo de alho em cápsulas promovem ação vasodilatadora, diurética e combate a agregação plaquetária, auxiliando na hipertensão arterial.

Os benefícios de cápsulas óleo de alho apresenta propriedades bactericidas, preventivo de doenças cardiovasculares, os efeitos óleo de alho em  cápsulas extermina bactérias malignas do intestino, combate o câncer grastointestinal por impedir o crescimento das células cancerígenas.

Estudos sugerem que consumir 1 dente de alho fresco por dia é fundamental para manter-se saudável. Para consumir, é importante que o alho seja cortado ou triturado pois é dessa forma que a alicina se forma. A única contra indicação é para gestante/lactantes e pessoas alérgicas a alho.

Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário