sexta-feira, 29 de março de 2013

Farinhas vegetais e seus benefícios

As farinhas são obtidas através da moagem de vegetais ou cereais. Possuem alto valor nutricional, pois conservam todos os nutrientes dos alimentos e são opções práticas e fáceis de serem incluídas no cardápio. Basta adicioná-las na comida, caldo de feijão, sopas, molho de macarrão, em receitas de pães, bolos e biscoitos ou até mesmo na água.




 Por serem excelentes fontes de fibras, estas farinhas, combatem à constipação intestinal, reduzem o colesterol total e LDL colesterol, previnem e controlam o diabetes, além de causar saciedade. 




Farinha de feijão branco 

Ela é fonte de faseolamina, que inibe parcialmente a ação da amilase, enzima que digere carboidratos. A menor absorção de carboidratos pelo organismo tem um efeito coadjuvante no processo de emagrecimento, e auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue em diabéticos.

A farinha de feijão branco não é usada em receitas. Um bom jeito de inseri-la em sua dieta é colocar uma colher de café de farinha de feijão branco em sucos ou água, antes das principais refeições. Essa quantidade já é o bastante para que o organismo tenha uma menor absorção de carboidratos. 

 
Farinha de berinjela 

 Essa farinha é uma boa fonte de fibras, que aumentam a sensação de saciedade e por isso é um auxiliar no emagrecimento. Reduz o LDL (colesterol ruim), triglicérides e ácido úrico e combate a constipação intestinal.

Sugere-se o consumo de duas colheres de sopa de farinha de berinjela uma no almoço e outra no jantar para que os efeitos benéficos sejam notados 

Farinha de soja preta

A soja preta possui em sua casca uma substância chamada antocianina, um fitoquímico de ação antioxidante, importante para a prevenção contra câncer e envelhecimento precoce, além de proteger contra doenças cardiovasculares e diabetes. Ela também pode ajudar a prevenir o ganho de peso, controlar os índices de gordura e o nível de colesterol no sangue.

A quantidade indicada para o consumo dessa farinha é de duas colheres de sopa por dia, que podem ser divididas ao longo das refeições. 


Farinha de banana verde

Ela contém um tipo de carboidrato chamado amido resistente, que favorece o crescimento e a adesão de bactérias probióticas no intestino. Essas bactérias têm relação com maior produção intestinal de hormônios saciogênicos, que causam a saciedade. Auxilia no controle do diabetes, redução do LDL e melhora o funcionamento intestinal. Por fortalecer a microbiota intestinal estimula o sistema imunológico, o que ajuda o corpo a ficar mais resistente a doenças.

O consumo de duas colheres de sopa ao dia, no almoço e jantar, são suficientes para exercer efeitos benéficos à saúde.
 

Outro fato importante, é que toda fibra, tem fibra insolúvel e solúvel na composição. Fibra insolúvel vai ajudar o intestino funcionar e a outra fibra, vai promover saciedade, tirando um pouco a fome.


Existem no mercado farinha de beringela, farinha de linhaça, farinha de banana verde, farinha de brócolis, farinha de maçã, farinha de  maracujá, farinha de laranja amarga, farinha de uva e farinha de feijão branco.


Farinha de linhaça - rica em ômega- 3

Farinha de berinjela - função hepática

Farinha de banana verde - rica em amido resistente, auxilia na função intestinal, principalmente para quem toma antibiótico e precisa tomar lactobacilos.

Farinha de brócolis - rica em antioxidantes

Farinha de uva - rica em antocianina, um poderoso antioxidante


Farinha de maracujá - controla glicemia

Farinha de  maçã - contém pectina, que promove saciedade

Farinha de laranja - contém citrus aurantium, que acelera o metabolismo local de gordura corporal



Dica: as farinhas vegetais são excelentes fontes de fibras e nutrientes como foi visto na matéria,  porém não devemos  substituir o alimento in natura (forma natural) somente pelas farinhas. Você pode consumir o alimento e a farinha desde que seja em uma alimentação equilibrada. Não ultrapassando a quantidade recomendada.

Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário