terça-feira, 12 de março de 2013

Batata-doce e seus benefícios

A batata-doce é uma raiz tuberosa, muito mais desenvolvida do que os tubérculos e capaz de armazenar muito mais nutrientes, como vitaminas C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio e betacaroteno. Além de mais nutritiva, a batata-doce é um vegetal rústico e de cultivo fácil e barato.



Ela é cultivada desde as regiões mais secas às regiões tropicais, subtropicais ou temperadas. Consumida nas Américas Central e do Sul há pelo menos dez mil anos. Essa raiz protege o solo contra erosões. Embora seja menos consumida que a batata inglesa, ela é muito apreciada no norte e nordeste do Brasil.




No Brasil¸ existem quatro tipos de batata doce¸ que são classificados de acordo com a cor da polpa:

batata-branca: também conhecida como angola ou terra-nova¸ que tem a polpa bem seca e não muito doce;
batata-amarela: parecida com a anterior¸ mas de sabor mais doce;
batata-roxa: com casca e polpa dessa cor¸ é a mais apreciada por seu sabor e aroma agradáveis¸ sendo ótima para o preparo de doces; e¸
batata-doce-avermelhada: conhecida no nordeste do Brasil como coração-magoado¸ tem casca parda e polpa amarela com veios roxos ou avermelhados.


A batata-doce fornece em média para cada 100 gramas:
116 calorias,
1,16 g de proteínas,
30,10 g de carboidratos 
0,32 g de lipídios.

Além do índice glicêmico favorável, esse alimento possui alta taxa de vitamina A (sobre tudo a amarela e a roxa), vitaminas do complexo B e alguns sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, fósforo e um pouco de vitamina C. Suas folhas também são bem nutritivas e podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha.

Muitos se enganam por pensar que a batata doce não é indicado para diabéticos, pois ela têm baixo índice glicêmico em relação aos outos tipos de batatas.



A batata-doce é rica em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico que, digeridos e absorvidos lentamente, estimulam pouco a liberação de insulina, reduzindo o risco de diabetes, obesidade e, ainda, controlando o apetite. Um desses carboidratos é o amido resistente, que nem sequer sofre digestão e comporta-se como uma fibra insolúvel, atraindo moléculas de açúcar e gordura e retardando a sua absorção, evitando assim o aumento de LDL-colesterol, a fração nociva do colesterol, e de triglicerídeos.


Ela pode entrar em qualquer prato salgado em substituição à batata-inglesa, como purê, salada, sopa e bacalhoada.

Ela é bastante indicada para atletas antes da atividade física. Mas como todo o alimento deve  possuir o adequado equilíbrio no consumo, pois de nada adianta utilizar uma ótima fonte de carboidratos, se os demais nutrientes da dieta não estiverem presentes com a mesma harmonia.



Receita de Batata-doce assada


Ingredientes:

    2 batatas-doces descascadas
    2 colheres de chá de azeite de oliva
    1 colher de chá de pimenta caiene
    2 colheres de chá de páprica
    1/2 colher de chá de sal

Mode De Fazer: 
Aqueça o forno a 205°C. Corte as batatas em formato de batata-frita. Em uma tigela, misture a batata com os demais ingredientes. Coloque em uma forma para assar e deixe no forno de 35 à 45 minutos, ou até ficarem douradas por fora.

Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário