domingo, 23 de junho de 2013

Biomassa da Banana Verde

A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. Nutriente importante que aumenta a saciedade e reduz a fome.

Cultivada há 8 mil anos a banana representa grande parte da alimentação diária de mais de 500 milhões de pessoas no mundo, um extraordinário potencial nutritivo capaz de produzir muitos pratos saborosos a custos baixíssimos, no caso dos pratos, principalmente a fruta na forma de biomassa.


O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas.


O consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.

A banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente. 



Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.

A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo.

Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas. O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa.

Bolo de Cacau com Biomassa de Banana Verde 




Ingredientes:

2 xícaras de leite de côco
meia xícara de óleo de côco
1 xícara e meia de cacau em pó
2 xícaras de açúcar demerara ou mascavo
3 xícaras de biomassa de banana verde (se estiver congelada, descongelar e colocar na xícara pra medir)
2 ovos inteiros
1 colher de sopa de canela em pó
1 pacote médio de côco ralado (é melhor o côco fresco) senão aquele de saquinho sem açúcar
1 colher de pó Royal

Modo de fazer:

Bater todos os ingredientes no liquidificador (mas vai colocando aos poucos para não pesar muito) ou também toda a mistura pode ser batida por 5 minutos na batedeira

OBS: Enquanto estiver preparando os ingredientes, já deixa o forno ligado em temperatura média e também deixe uma forma (pode ser forma média de pudim) untada com um pouquinho só de óleo e polvilhada com cacau.
Colocar a mistura batida no liquidificador ou batedeira dentro da forma e levar para assar por 1 hora (sobe o fogo só mais um pouco, pois já vai estar pré aquecido)
Não abrir o forno antes do tempo.
OBS: Quando for tirar do forno, por exemplo se enfiar um garfo pra ver como está, o garfo vai sair úmido e vai grudar um pouco do bolo nele, mas não se preocupe, é porque ele fica bem cremoso.
Retire do forno e deixe esfriar e desenforme. Receita testada.
 

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário