terça-feira, 11 de junho de 2013

Dietas da Moda, cuidado.

Dietas milagrosas que prometem emagrecimento rápido, seguro e sem sofrimento crescem na mesma velocidade que o peso da população mundial.




A cada quilo a mais que a balança acusa, surgem novas fórmulas ditas infalíveis na roda de amigos e no café entre colegas, na empresa e na universidade. O motivo é o mesmo: pessoas insatisfeitas com a própria silhueta, fora dos padrões de uma sociedade que cultiva a magreza como sinônimo de beleza.  



Com o surgimento da cultura de valorização do corpo extremamente magro na mídia, trazido pelo mundo “fashion” as pessoas passaram a buscar intensamente alternativas para adquirir o corpo imposto como ideal.
 Um dos principais métodos utilizados são as famosas “dietas da moda”, que geralmente caracterizam-se por dietas de grandes restrições (de calorias, carboidratos, etc). Tais dietas surgem geralmente de revistas, sites, livros não científicos e são rapidamente difundidas. O grande problema é que essas são realizadas sem o acompanhamento de profissionais da saúde e possuem um risco de complicações enorme que pode até comprometer a saúde da pessoa.



Toda pessoa deve ter uma alimentação balanceada para manter um peso adequado (manter ou perder ou ganhar). Mas esse peso e essa alimentação não devem ser ditados pela "mídia" e sim por um conjunto de características inerentes a cada pessoa (individualismo). 



Todo mundo quer emagrecer do dia para a noite. E as pessoas muitas vezes realmente emagrece, mas sem a reeducação alimentar necessária volta a engordar.”

O imediatismo e a desinformação levam milhões de pessoas em todo o mundo a tentar fórmulas fáceis para adquirir o corpo sonhado. Mas é consenso entre os especialistas que obter e, principalmente, manter o peso adequado é um projeto de longo prazo. 

É consenso entre os especialistas da saúde que hábitos saudáveis devem fazer parte do dia-a dia para maior expectativa de vida, e isso inclui a redução da ingestão de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, aumento do consumo de fibras alimentares, hortaliças e frutas, além da prática regular de atividade física.


Cuidem-se e bom senso sempre!!!
Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário