sábado, 1 de junho de 2013

Tipos de Whey Protein

As proteínas do soro do leite têm sido muito utilizadas por praticantes de atividade física. Possuem alto valor nutricional e pesquisas recentes demonstram que seu consumo está ligado a hipertrofia muscular.

Whey protein possui alto valor nutricional, conferido pela presença de proteínas com elevado teor
de aminoácidos essenciais. Os aminoácidos presentes nas proteínas do soro superam as
doses recomendadas a crianças de dois a cinco anos e aos adultos, aspecto que torna esta fonte protéica a mais concentrada em aminoácidos essenciais em detrimento às demais fontes de proteínas.

De acordo com a literatura revisada, a ingestão de proteína do soro do leite, após exercícios com pesos, atividade mais eficiente para o ganho de massa muscular, e orientada por um profissional especializado, favorece a recuperação e a síntese protéica muscular, melhorando a resposta anabólica ao exercício de força, reduzindo a fadiga e a gordura corporal.


Entretanto, alguns autores relatam efeitos deletérios relacionados ao consumo do suplemento protéico em doses superiores à recomendação, como os problemas hepáticos e renais, além da contaminação por esteróides sem indicação nos rótulos. O whey protein também apresenta componentes importantes para a melhora do sistema imune.

Recomendações de ingestão diária de proteínas destinadas a várias populações


População
Ingestão de proteínas recomendada (g/kg/dia)
Populações sedentárias

1,0
Crianças
1,0 a 1,5
Adoslecentes
0,8 a 1,0
Adultos
+6 a 10g/dia
Grávidas
+12 a 16 g/dia
Lactantes
População Atletas

08, a 1,0
Atletas recreacionais (4 a 5 vezes p/ semana por 30 min)
1,2 a 1,6
 Treinamento de atletas de resistência aeróbia
1,2
Intensidade moderada
1,6
Volume extremo
1,2 a 1,7
Treinamento de atletas
1,5 a 1,7
novatos
1,0 a 2,0
regulares
1,5
Atletas adolescentes durante pico de
crescimento

 Fonte: Maughan e Burke, 2004

Não ultrapasse a recomendação para não causar sobrecarga de ptnas no organismo.

Tipos

Whey Protein Concentrado: A forma concentrada da whey geralmente contém gordura e algum colesterol (mesmo que em níveis baixos) e, adicionalmente, contém também carboidratos na forma de lactose (se você for intolerante, tente dar preferência aos outros tipos). O tipo concentrado do whey é constituído normalmente de 29% e 89% de proteína. A desvantagem deste tipo, é que ele contém menos proteínas por grama, contém carboidratos e também algumas gorduras. Mas isso tudo pode ser benéfico, dependendo do seu objetivo. No geral são poucos carboidratos e as gorduras contidas são as do tipo saudáveis.  Este tipo é também mais barato do que os outros.

* Whey Protein Isolado: É processado de forma a se remover a gordura e a lactose. Geralmente, este tipo contém mais de 90% de proteína por grama. Por esses motivos, esse tipo de whey é geralmente o preferido. Justamente por conter grande concentração de proteínas por grama, ter quantidade mínima de lactose e praticamente nenhuma gordura. Geralmente custa mais caro.

* Whey Protein Hidrolizado:  É um tipo menos comum e mais caro também. Basicamente, a proteína aqui é pré-digerida. Desta forma ela é ainda mais rapidamente absorvida. O gosto também costuma ser pior do que os outros e o preço costuma ainda ser mais alto que a whey isolado.
O sabor geralmente não agrada muito algumas pessoas, mas hoje já podemos encontrar inúmeras receitas na internet para dar um up no gostinho da whey hehe.


Horário para consumir o whey protein


Estudos mostram que há uma queda na concentração de aminoácidos intracelulares e nos músculos após exercícios. Por isso, a ingestão de proteínas ou aminoácidos imediatamente após o exercício, pode promover a síntese de proteínas nos músculos, dessa forma, a whey protein apresenta-se como boa estratégia na recuperação ao esforço pela sua rápida absorção e boa digestibilidade.

Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário