quinta-feira, 22 de junho de 2017

ACNE conheça os melhores tratamentos

A acne não é uma doença grave que possa causar incapacitação ou levar à morte, porém, seu impacto psicológico pode ser marcante, principalmente porque acomete predominantemente adultos jovens e adolescentes. Nesta fase da vida, a aparência e a aceitação social são muito importantes, e casos graves de acne podem até levar à depressão.


Como resultado, há uma elevada demanda por tratamentos contra cravos e espinhas. Estima-se que o mercado mundial de produtos para o tratamento da acne movimente cerca de 10 bilhões de dólares.

A  acne  vulgar  é  uma  das  dermatoses  mais  frequentes  na  população  em  geral,  acometendo principalmente  adolescentes  e  adultos  jovens.  Acomete  homens  e  mulheres,  mas  geralmente  os  homens  são  afetados  pelas  formas  mais  graves  da  acne.  Esta  revisão  abordará  os  mecanismos  etiopatogênicos  como  produção  sebácea,  hiperqueratinização  folicular,  colonização  bacteriana  e  inflamação glandular. 


Diversas opções terapêuticas estão disponíveis, desde os antibióticos tópicos e  sistêmicos até a isotretinoína sistêmica. A opção terapêutica depende da forma clínica da acne, sua  gravidade e algumas características individuais. Não há um tratamento único para acabar com cravos e espinhas que sirva para todos os casos. Em geral, a combinação de mais de um tratamento é a escolha recomendada.

Tipos de Acne

A  acne  é  classificada  clinicamente  em  quatro  níveis:
  • Grau I, a forma mais leve de acne, não inflamatória ou comedoniana, caracterizada
  • pela presença de comedões (cravos) fechados e comedões abertos.
  • Grau II, acne inflamatória ou pápulo-pustulosa, onde, aos comedões, se associam as pápulas (lesões sólidas) e pústulas (lesões líquidas de conteúdo purulento).
  • Grau  III,  acne  nódulo-abscedante,  quando  se  somam  os nódulos  (lesões  sólidas mais exuberantes).
  • Grau IV, acne conglobata, na qual há formação de abscessos e fístulas

Medicamentos mais usados no tratamento da acne na atualidade, porém somente com prescrição médica.


1- Retinoides tópicos para acne

Os retinoides são químicos derivados da vitamina A, que agem ligando-se a receptores na pele, estimulando a renovação das células da epiderme, reduzindo a produção de sebo (oleosidade) e ajudando a expulsar e inibir a formação de novos comedões.

Entre os retinoides tópicos (para passar na pele) podemos citar o ácido retinoico (também chamado de tretinoína), adapaleno e o tazaroteno. Os retinoides podem também ser encontrados em associações com antibióticos, como nos casos da tretinoína + clindamicina ou adapaleno + peróxido de benzoíla.

Os retinoides são indicados para o tratamento da acne não inflamatória (somente cravos) e para acne inflamatória (cravos e espinhas). Em geral, é o primeiro tratamento prescrito para a maioria dos pacientes.

Os cremes com retinoides devem ser administrados uma vez por dia, geralmente à noite, em camada fina, não só individualmente em cada espinha, mas por toda a área sujeita a formação de acne. Idealmente, a pele deve ser lavada 30 minutos antes. Na hora da aplicação, a pele deve estar completamente seca.

O tratamento deve durar, no mínimo, 3 meses. Antes deste período não é possível avaliar a eficácia dos retinoides.

Efeitos colaterais dos retinoides

Os retinoides tópicos podem causar irritação (vermelhidão), ressecamento e descamação da pele, um efeito adverso que é mais comum durante o primeiro mês de tratamento. Para minimizar a irritação, os pacientes devem evitar o uso concomitante de outros produtos que possam irritar a pele, como sabões abrasivos, adstringentes ou ácidos, como o ácido salicílico. Se a irritação for intensa, a frequência de aplicação pode ser reduzida para dias alternados.

No primeiro mês pode haver um agravamento da acne, efeito que desaparece com o uso continuado dos cremes.

Os retinoides deixam a pele mais fina e sensível, sendo necessário cuidado ao expô-la ao sol. Em geral, durante o tratamento sugere-se evitar banhos de sol. Indicamos o uso frequente de protetor solar e chapéu ao sair na rua.

*Os retinoides são proibidos durante a gravidez, devido ao risco de malformação fetal.

O tazaroteno é o retinoide mais eficaz, porém é o que mais causa irritação da pele. O adapaleno é o que causa menor irritação, principalmente na forma 0,1% (gel ou creme). Sua eficácia não é reduzida por conta desta menor irritação.

2- Antibióticos tópicos contra acne

O uso de antibióticos tópicos é indicado nos casos de acne inflamatória, ou seja, com cravos e espinhas, de leve a moderada gravidade. A prescrição de antibióticos tem como objetivo reduzir a população da bactéria Propionibacterium acnes, que é responsável pelo processo inflamatório que dá origem à espinha.

Os antibióticos tópicos mais usados são: o peróxido de benzoíla, clindamicina, eritromicina ou ácido azeláico.

Peróxido de benzoíla

O peróxido de benzoíla é um dos antibióticos tópicos mais prescritos, pois, além da sua atividade contra o Propionibacterium acnes, ele também acaba com os cravos, inibindo os comedões.

Existem várias formulações no mercado, seja em gel, creme ou loção, em apresentações de 2,5%, 5% ou 10%. Em geral, o peróxido de benzoíla a 2,5% é a forma menos irritante.

A associação do peróxido de benzoíla com o retinoide adapaleno apresenta bons resultados e é mais efetiva do que ambas as drogas isoladamente.

Eritromicina ou clindamicina

A eritromicina e a clindamicina são dois antibióticos com ação contra a bactéria Propionibacterium acnes. A eritromicina é geralmente prescita na formulação de 2%, 3% ou 4% (gel ou solução) e a clindamicina em formulações de 1% (gel, loção ou solução).

Habitualmente, não se indica o uso isolado destes antibióticos, sendo a associação com o peróxido de benzoíla ou um retinoide mais efetiva.


Ácido azelaico

O ácido azelaico tem múltiplas ações, sendo bactericida, anti-inflamatório, comedolítico (combate o comedão) e ainda é capaz de clarear as manchas mais escuras deixadas pelas espinhas. O seu uso tópico é eficaz contra cravos e espinhas. O ácido azeláico costuma estar disponível nas formas de gel ou creme com formulações de 15% ou 20%. Associação com o ácido retinoico aumenta sua eficácia.

A grande vantagem do ácido azelaico é o fato de ser pouco irritante e não ressecar a pele, além de ser uma opção para as grávidas (atenção: nunca use-o na gravidez sem indicação médica).

Em pessoas de pele mais escura ele pode causar manchas claras.

3- Antibióticos orais contra acne

Os antibióticos em comprimido são indicados para o tratamento da acne moderada a grave. Nos pacientes com acne no tronco, o uso de antibióticos tópicos pode ser mais difícil devido à extensa superfície que os cremes, géis ou loções devem ser aplicados. Em alguns destes casos é mais confortável o uso de antibióticos por via oral.

Os antibióticos por via oral são mais efetivos que os antibióticos tópicos, porém, provocam mais efeitos colaterais, como diarreia ou candidíase vagina.

Os antibióticos mais usados são: as tetraciclinas (tetraciclina, minociclina e doxiciclina) ou os macrolídios (azitromicina e eritromicina).

Tetraciclinas

Até há alguns anos, a tetraciclina era o antibiótico por via oral mais usado pelos dermatologistas, devido ao seu custo baixo e boa eficácia. Todavia, recentemente, tetraciclinas de nova geração, como a doxiciclina e a minociclina, têm tomado o seu lugar, pois são mais efetivas e induzem menos resistência bacteriana.

Na prática, o antibiótico mais efetivo é a minociclina, porém, o seu custo é o mais elevado e os resultados em relação à doxiciclina não são assim tão superiores. Muitos dermatologistas preferem iniciar o tratamento com a doxiciclina e só trocam para minociclina caso a resposta não seja satisfatória.

As tetraciclinas são contra-indicadas na gravidez e para crianças, pois atrasam o crescimento ósseo.

Os efeitos colateirais do grupo das tetraciclinas incluem pigmentação da pele, tonturas e alterações do esmalte dos dentes.


Macrolídios

Os macrolídios são uma opção efetiva de antibióticos contra o Propionibacterium acnes, entretanto, apresentam menos efeitos anti-infamatórios e mais efeitos colaterais que as tetraciclinas. A eritromicina e a azitromicina são atualmente usadas apenas quando o paciente apresenta contra-indicações ao uso das tetraciclinas.


4- Tratamento hormonal contra acne

Nas mulheres com acne, os androgênios (hormônios masculinos) costumam desempenhar importante papel na produção de oleosidade e no desenvolvimento da acne.

Em algumas mulheres, medicamentos antiandrogênicos são necessários para um boa resposta ao tratamento da acne. Uma situação comum é o caso da síndrome dos ovários policístico. Todavia, nem todas as mulheres com acne de difícil tratamento apresenta níveis elevados de androgênio, muitas têm apenas uma maior sensibilidade aos hormônios masculinos, fazendo com que a pele responda de forma exagerada a níveis normais de androgênio.

Os medicamentos antiandrogênico podem ser usados para as mulheres com pele muito oleosa, excesso de pelos pelo corpo, irregularidade menstrual, acne de início tardio (após os 25 anos) ou nos casos que não respondem aos outros tratamentos.

Os dois medicamentos com ação anti-androgênica mais utilizados para tratar a acne são a espironolactona e a pílula anticoncepcional.

Anticoncepcional para acne

Nem todos os anticoncepcionais são indicados para o tratamento da acne. Na verdade, alguns deles podem agravar o quadro, como é o caso da minipílula, um anticoncepcional sem estrogênios. As pílulas com melhores resultados contra a acne são aquelas que contêm um estrogênio, geralmente o etinilestradiol, e uma progesterona, como o acetado de ciproterona ou a drospirenona.

A indicação da pílula anticoncepcional para o tratamento da acne deve ser balanceada com seus potenciais efeitos adversos, incluindo o maior risco de eventos trombóticos. 

Espironolactona para acne

A espironolactona é um diurético fraco que possui ação antiandrogênica. Em geral, a espironolactona costuma ser indicada para mulheres com acne moderada a grave, que não respondem aos tratamentos convencionais e preferem evitar a isotretinoína oral (roacutan®).

O principal efeito colateral é o aumento do potássio sanguíneo, que pode levar a arritmias cardíacas. Em pessoas saudáveis, esse efeito é pouco comum, mas se o paciente toma medicamentos contra a pressão arterial, como ARA-II ou inibidores da ECA, é diabético ou tem insuficiência renal, a espironolactona deve ser administrada com maior cuidado.

5- Isotretinoína (Roacutan®)

A isotretinoína, mais conhecida pela marca Roacutan®, é um retinoide que pode ser usado por via oral, sendo indicada para o tratamento dos casos de acne grave ou de difícil tratamento.

A isotretinoína age diretamente nas causas da acne, provocando contração das glândulas sebáceas e redução da produção de oleosidade pela pele.

O tratamento com Roacutan® costuma durar, pelo menos, 20 semanas, e a resposta costuma ser excelente na maioria dos casos.

Os efeitos colaterais são o maior problema da isotretinoína, sendo a secura dos lábios, cabelos, pele e olhos efeitos adversos muito comuns, que ocorrem com praticamente todos os pacientes.


A  frequência  elevada  da  acne  torna  essa  dermatose  uma  das  mais  estudadas,  trazendo  a  necessidade  de  conhecer  a  fisiopatologia  e  as  condições  atuais  de  tratamento,  tendo  em vista que hoje existe uma grande variedade de terapêutica que permitem tratar de  forma eficaz a maioria dos tipos de acne. Sempre procurar um profissional dermatologista para realizar o tratamento adequado para cada tipo de acne sem consequências.

Fonte: site médico MD Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário