quarta-feira, 14 de junho de 2017

Não existe gordinho saudável, diz pesquisa recente da Universidade de Birmingham na Inglaterra

Excesso de peso aumenta em 50% o risco de doença do coração

Não existe gordinho saudável. O excesso de peso acaba com a nossa reserva de saúde e aumenta em 50% o risco de doença do coração. Esta é a conclusão de uma nova pesquisa da Universidade de Birmingham feita com três milhões e meio de pessoas.

 
Pesquisadores de Birmingham chegaram à conclusão que indivíduos obesos e que não apresentavam no início do acompanhamento doença cardíaca, hipertensão arterial, colesterol alterado ou diabetes, têm sim maior risco de adoecer. Eles encontraram que, embora tenham outros fatores de risco normais, esses indivíduos têm 50% mais risco que os indivíduos magros de desenvolver doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.


O estudo separou a população em quatro categorias:
  • magro (ou peso normal) saudável, sem nenhum fator metabólico, 
  • magro com algum fator metabólico, 
  • obeso sem nenhum fator metabólico 
  • obeso com fator metabólico.

O que chamou a atenção é que os magros com problemas metabólicos têm maior risco de desenvolvimento de doenças que os obesos sem fatores. Por isso, é importante fazer a avaliação médica independentemente do peso. Um obeso não é saudável, mas só estar no peso também não é sinônimo de saúde.


Os marcadores metabólicos são importantes para medir o risco cardíaco e vascular do paciente. Outros fatores também são importantes como obesidade, risco de formação de coágulos, inflamação sistêmica, sedentarismo e gordura no fígado.

A distribuição da gordura também é fundamental. Quem tem a gordura mais localizada na barriga, tem maior chance de doenças cardiovasculares. Essa gordura nos órgãos causa inflamação que contribui para a formação de aterosclerose, levando ao infarto ou AVC.




A obesidade é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como doença grave, que atinge proporções epidêmicas no mundo, e é fator de risco para doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol elevado e diabetes. Até mesmo graus leves de sobrepeso podem levar indivíduos a desenvolver doenças. Estima-se que, no Brasil, cerca de 40% da população está acima do peso ou é obesa.

Mais um motivo para combatermos a obesidade. Mesmo se você tiver seus exames normais, não significa que esteja saudável! O cuidado com a balança também é um investimento no envelhecimento saudável. Infelizmente, se levarmos em conta o sobrepeso e obesidade, já temos metade da população brasileira acima do peso. Precisamos nos mexer. Comer melhor e fazer atividade física regular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário