terça-feira, 13 de junho de 2017

Refrigerantes não contêm nenhum valor nutricional

 Refrigerantes não contêm nenhum valor nutricional e são repletos de cafeína, corantes e conservantes

O alto valor calórico dos refrigerantes, proveniente da concentração de açúcares, contribui para a obesidade. E os aditivos neles contidos, tais como acidulantes, conservantes e corantes artificiais são substâncias que podem causar males para  saúde, como câncer, processos alérgicos, hiperatividade etc.  


 A composição da maioria dos refrigerantes contém substâncias como a cafeína, acidulantes, corantes e outros elementos que estimulam o sistema nervoso, causando alterações no nosso organismo,
como distúrbios no sono. Essas alterações podem variar muito, dependendo da sensibilidade de cada individuo, podendo causar reações alérgicas, gastrite e úlcera entre outros.



Por outro lado, empresas renomeadas fabricantes de refrigerantes reportam que os componentes desta bebidas estão em conformidade segundo preestabelecido pela legislação,não causando males à saúde
,sendo ingerido em quantidades moderadas.

O açúcar está presente em quase todos os refrigerantes


O excesso de açúcar, tanto no próprio produto como no seu consumo excessivo, pode causar cáries, sobrepeso, obesidade, flatulência (gases), agravar gastrite, diabetes, em alguns casos favorecer o estresse, níveis elevados de triglicérides sanguíneos, aumento dos níveis do colesterol total e da fração LDL (mau colesterol)

Os refrigerantes light e diet contêm adoçantes artificiais. 

A bebida nas versões light e diet apresentam altas taxas de sódio, o que aumenta o risco para hipertensão e problemas renais. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou a redução da concentração de dois adoçantes nessas bebidas: a sacarina e o ciclamato, principalmente pelo teor de sódio que estas substâncias agregam a esses refrigerantes.



O benzoato de sódio é um conservante utilizado na maioria dos refrigerantes e pode desencadear uma reação com outros componentes da bebida, formando benzeno que, se ingerido por longos períodos de tempo, podem aumentar o risco para neoplasias

O benzeno pode ser encontrado na maioria dos refrigerantes à base de laranja e limão, devido à vitamina C, e também naqueles do tipo Light e Diet. O açúcar inibe a formação de benzeno os refrigerantes mais consumidos foram os do grupo cola e guaraná, ricos em cafeína.

A cafeína tem ação diurética, vasodilatadora e excitante do sistema nervoso central, revigora e diminui o sono, a fadiga, o que pode ocasionar a hiperatividade dos adolescentes. Pode ainda provocar descarga de adrenalina e, em doses muito eleva das, desencadear pequenos tremores involuntários, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Refrigerantes não contêm nenhum valor nutricional e são repletos de cafeína, corantes e conservantes

 Os refrigerantes produzem uma verdadeira revolução no organismo e, em apenas uma hora, conseguem alterar a pressão, levar embora nutrientes essenciais para o organismo e ainda ajudam o corpo a acumular gordura. Saiba o que acontece desde o momento que a bebida entra na boca, até 60 minutos depois.


Primeiros 10 minutos: quando se toma uma lata de refrigerante (350 ml), cerca de 10 colheres de chá de açúcar chegam ao estômago, quantidade que corresponde a 100% do que é recomendado diariamente. O doce seria extremo e poderia causar até vômitos, mas isso não acontece devido à presença do ácido fosfórico que reduz esse gosto.

20 minutos: o nível de açúcar no sangue está em excesso, forçando uma grande liberação de insulina pelo pâncreas, hormônio que facilita a entrada da energia em nossas células. Como há uma descarga grande de açúcar, ácido fosfórico e inúmeras toxinas, o fígado fica sobrecarregado, transformando o açúcar que recebe em gordura.

40 minutos: a absorção da cafeína presente na bebida está completa. As pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar no sangue. Os receptores de adenosina, que controla a energia no organismo, no cérebro são bloqueados para evitar tonturas.

45 minutos: o corpo aumenta a produção do neurotransmissor dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. Fisicamente é a mesma reação provocada pela heroína.

50 minutos: o ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, acelerando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário