quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Manga engorda?

A manga é uma fruta deliciosa e saborosa consumida por milhares de pessoas, rica em diversos nutrientes essenciais para o nosso corpo. A sua polpa também é usada para sucos e outros experimentos, como doces. Entretanto, muitas pessoas se perguntam se a manga é realmente saudável ou se ela engorda. Esse argumento é baseado no fato de que a manga apresenta 15% de açúcar, ou seja, frutose.


Entretanto, muitas pessoas acabam deixando de consumi-la devido a esse fato, sem buscar descobrir seus principais benefícios e se ela realmente pode contribuir para o aumento do peso. Hoje, você descobrirá se a manga pode ser consumida por todos ou se ela é uma vilã para quem busca um corpo perfeito.


A manga engorda?

Um alimento pode conter calorias, mas ser extremamente nutritivo. Quando isso acontece, ele deve ser consumido, mas em quantidades menores, para que o corpo continue absorvendo seus nutrientes, sem prejudicar a perda de peso. Há uma grande diferença entre alimentos calóricos e nutritivos para alimentos que são apenas calóricos, sem nenhum benefício para o corpo.


Principalmente as frutas se enquadram nessa categoria de possuírem calorias, mas serem benéficas para o corpo. Para que você consiga usufruir somente os benefícios de uma fruta, é fundamental ingeri-la sozinha, sem acrescer açúcar, leite condensado, creme de leite ou qualquer outra cobertura que acabará eliminando os seus benefícios.

Vamos usar como parâmetro aqui a manga Tommy, uma das mais comuns e encontradas nos mercados brasileiros.
  • Em uma unidade média dessa manga é possível encontrar 73 calorias, 18 gramas de carboidratos, 1,31 gramas de proteínas, 0,29 gramas de gorduras totais, 0,15 gramas de gorduras saturadas, 3 gramas de fibra alimentar e 40 mg de sódio.

Por ser um alimento com índice glicêmico médio, a manga não causa altos picos de insulina no sangue, por isso não influencia tanto assim no ganho calórico, podendo ser consumida livremente. Além disso, devido às substâncias presentes na fruta, como os antioxidantes, a manga pode ajudar a prevenir doenças.

Afinal, a manga engorda?

Não, a manga não engorda, desde que você não exagere. Tudo ingerido em excesso pode contribuir para o ganho de peso, e o mesmo acontece com a manga. Se você comer alguns pedaços por dia ou uma manga durante a semana, e possuir uma dieta balanceada, sem alimentos muito calóricos, não irá se deparar com um grande aumento de peso.

Por conter uma grande quantidade de água em sua composição, a manga é até mesmo indicada em dietas para perda de peso. Ao ser consumida, a manga irá aumentar a saciedade do seu corpo, eliminando a fome e fazendo com que você coma menos. Todos os açúcares ingeridos através da manga são eliminados facilmente pelo nosso organismo, por isso ela não irá engordar.


Frutas mais calóricas devem ser consumidas com moderação, mas nunca evitada numa reeducação alimentar


Todas as frutas contribuem com uma vida saudável, afinal, elas são fontes de vitaminas, fibras e minerais. Contudo, o consumo excessivo de algumas delas pode levar ao ganho de peso, devido à grande quantidade de gorduras e açúcares.

Açaí

O açaí é uma fruta muito popular no Brasil, especialmente nos meses de calor. Ele desempenha ação antioxidante no organismo, mas também pode ser considerado uma bomba calórica. Uma porção de 100 gramas dessa fruta tem 250 calorias.
Coco

Outra fruta que é considerada inimiga da boa forma física é o coco maduro. A sua composição é rica em gorduras e calorias. Há 260 calorias em cada 100g de coco.
Caqui

Poucas pessoas sabem, mas o caqui é extremamente calórico. A fruta tem em sua composição uma grande quantidade de açúcar, por isso pode ser comparado a uma sobremesa. Ingerir 15 gramas de caqui significa ganhar 60 calorias.
Abacate
O abacate é super benéfico para a saúde, afinal, é rico em um tipo de gordura saudável (monoinsaturada). Contudo, essa mesma gordura presente na fruta também pode contribuir com o ganho de peso, principalmente quando consumida em excesso. Uma porção de 100 gramas de abacate tem 108 calorias.

Banana

A banana parece uma fruta bem inofensiva na dieta, mas ela pode engordar. O ganho de peso acontece principalmente quando a fruta está madura, já que a sua composição reúne mais açúcar. Uma porção de 100 gramas contém 95 calorias.
Uva

Embora tenha propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, a uva também entra na lista das frutas que mais engordam. Ela tem bastante açúcar na composição, por isso a quantidade de calorias também é significativa. Comer um quilo de uvas significa ingerir 690 calorias.

Você não precisa necessariamente excluir as frutas que mais engordam do seu cardápio. Experimente a pena reduzir as porções para não tornar a alimentação tão calórica. Na hora de ingerir as frutas, dê preferência as versões frescas e evite frutas em calda ou sucos adoçados com açúcar.

Atenção com as frutas em conserva: 

A fruta em conserva tem muito açúcar. Por exemplo, a metade de um pêssego natural tem 15,4 calorias e 3 gramas de açúcar. Já o pêssego em calda tem 50 calorias e 12,3 g de açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário