O Triptofano é um aminoácido essencial usado como suplemento dietético e no tratamento do stress e hiperatividade (em crianças), no tratamento da depressão e de distúrbios do sono. Também pode ser utilizada em casos de obesidade, insônia, fibromialgia e cefaleia tensional crônica.
Em aplicações farmacêuticas, o L-triptofano é usado como um ingrediente ativo em antidepressivos e hipnóticos. Na área de nutrição clínica é um componente indispensável em infusões de aminoácidos e em dietas enterais e orais. É consumido em grandes quantidades para o enriquecimento nutricional em alimentação animal, especialmente para frangos e criação de porcos.
O L-Triptofano é um aminoácido essencial para dieta humana e é empregado como suplemento dietético. É um precursor da serotonina e devido a isso considera-se que a carência
de serotonina no SNC pode estar ligada a depressão, e assim o L-Triptofano pode ser empregado em seu tratamento como coadjuvante.
O L-Triptofano é um aminoácido essencial para dieta humana e é empregado como suplemento dietético. É um precursor da serotonina e devido a isso considera-se que a carência
de serotonina no SNC pode estar ligada a depressão, e assim o L-Triptofano pode ser empregado em seu tratamento como coadjuvante.
Triptofano e suas ações no corpo
O triptofano, ao ser ingerido, pode acabar ficando na corrente sanguínea. Para que ele possa ir em direção ao Sistema Nervoso Central, ele irá precisar de um transportador de aminoácidos. Com esse transportador, o triptofano consegue ultrapassar a barreira hematoencefálica e chegar ao seu destino.
Além disso, esse aminoácido contribui para a secreção da insulina e contribui ainda para a síntese proteica. Infelizmente o nosso corpo não consegue produzir esse aminoácido, sendo de nossa responsabilidade ingeri-lo por meio da alimentação. Existem centenas de alimentos ricos em aminoácidos, como verá a seguir.
Benefícios do Triptofano
Há diversas pesquisas e estudos já finalizados que comprovam alguns dos principais benefícios do triptofano. Um desses benefícios é que esse aminoácido ajuda a prevenir e contribui para o tratamento da depressão, devido ao equilíbrio que o mesmo promove na formação de serotonina.
A serotonina é um dos neurotransmissores mais importantes em relação à depressão e a prova disso é que a maioria dos medicamentos atuais têm como intuito aumentar o nível da serotonina. Ao consumir triptofano, você estará contribuindo para o equilíbrio da serotonina, o que pode ajudar a diminuir a depressão.
Esse aminoácido também é um grande aliado contra o estresse: o consumo de triptofano contribui para a redução de marcadores bioquímicos do estresse, e com isso acaba diminuindo os sintomas e as chances do indivíduo se estressar.
Para completar, o triptofano ajuda na produção natural de um neurotransmissor e de um hormônio que agem diretamente no sono Melatonina, por isso quem tem dificuldades para dormir, deve ingerir mais alimentos ricos em triptofano.
Onde o triptofano pode ser encontrado?
Você deve ingerir o triptofano através de alimentos que devem ser inseridos em suas alimentações diárias. As principais fontes de triptofano são:
- ovo, castanhas, peixes, peru, leguminosas, semente de abóbora, linhaça, aveia, arroz integral, chocolate amargo, entre outros.
Caso você não ingira a quantidade recomendada de triptofano por vários dias seguidos e seu corpo comece a ter baixos níveis desse aminoácido, sintomas como insônia, ansiedade, impulsividade, incapacidade de concentração e outros podem começar a surgir.
A quantidade ideal dessa substância por dia depende do problema que você deseja tratar. Sempre com prescrição médica.
CONCENTRAÇÃO RECOMENDADA
Depressão: 50mg, três vezes ao dia.
Insônia: 100 –300mg antes de deitar.
Fibromialgia: 100 mg, três vezes ao dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário