quarta-feira, 30 de março de 2016

Líquidos junto das principais refeições, Sim ou Não.

É muito comum durante as refeições bebermos refrigerantes, sucos ou água, mas esse hábito não é recomendado pelos médicos e nutricionistas. Ingerir líquidos junto com as principais refeições causa certo desconforto e atrapalha a digestão, pois o excesso de água acaba dissolvendo demais o suco gástrico.

O endocrinologista Dr. João Carlos Ramos Dias respondeu sobre esse assunto:


 

Beber durante as refeições faz mal à saúde? Por quê?
 
Dr. João - O hábito de tomar líquidos durante a refeição é errado e desnecessário. Se tivermos uma mastigação correta e ingerirmos alimentos mais úmidos , ou seja, comermos devagar até a trituração adequada do alimento, este será devidamente misturado à saliva e umedecido, dispensando totalmente o uso de líquidos durante a refeição.

Manter esse hábito engorda?

 
Dr. João - O líquido ingerido na refeição não engorda, porém dilata o estômago e provoca uma sensação de inchaço abdominal. Na verdade isso pode ocorrer dependendo do tipo de líquido que a pessoa esteja ingerindo. Suco de laranja, por exemplo, contém calorias, assim como refrigerantes não dietéticos. Em indivíduos que têm o hábito de comer muito rápido, o líquido ajuda a "comida a descer". Assim, mesmo que ela esteja ingerindo apenas água ou produtos "diet/light", com baixo teor calórico ou zero calorias, o ato de tomar líquidos junto com a refeição faz com que a pessoa muitas vezes coma mais e, consequentemente, engorde. Pois o estômago é um músculo que se dilata quando nos alimentamos.


Essa dilatação reduz a sensação de saciedade e você pode acabar consumindo mais alimentos, levando a um excesso alimentar durante o dia e consequentemente o aumento de peso.

É importante não criar o hábito de ingerir líquidos sempre nas refeições, pois o estômago sempre passará por essa dilatação o que irá torna-lo mais elástico. Essa dilatação reduz a sensação de saciedade e você pode acabar consumindo mais alimentos, levando a um excesso alimentar durante o dia e consequentemente o aumento de peso.

Quanto tempo depois da refeição pode-se beber algo?
 
Dr. João - O ideal seria bebermos líquidos somente uma hora a duas após as refeições, e meia hora antes. É importante ressaltar que é preciso e necessário estarmos hidratados durante todo o dia. A sede já é sinal de pequena desidratação do organismo. Mantenha sempre garrafinha de água por perto e tome pequenos goles durante todo o dia.

Caso a pessoa esteja acostumada, qual líquido é menos prejudicial?


 
Dr. João - Se não deixar de beber durante a refeição, recomendo que a pessoa beba um copo, com no máximo 100 mL, de um líquido não calórico (água ou limonada com adoçante, de preferência). Essa quantidade tem de durar toda a refeição. Dessa forma a pessoa vai se acostumando a tomar pequenos goles, e não grandes quantidades durante a alimentação.

É importante ressaltar que refrigerantes e água gaseificadas são mais prejudiciais, pois o gás presente nessas bebidas dilata ainda mais o estômago, prejudicando a digestão e criando uma falsa sensação de saciedade, fazendo com que a fome apareça mais rapidamente, e podendo levar a um excesso alimentar durante o dia e consequentemente o aumento de peso.

Nos intervalos das refeições, como podemos hidratar nosso organismo?
 
Dr. João - Uma hidratação adequada é sempre importante para que nosso corpo permaneça saudável. O melhor líquido para isso é a água. Muitas pessoas atualmente têm o hábito de ingerir apenas sucos artificiais ou refrigerantes nos intervalos das refeições e isso não é uma prática adequada à saúde.

Uma boa opção é a água de coco, chás claros,

Por que devemos evitar líquidos nas refeições?
 
Durante a digestão dos alimentos precisamos da ação do suco gástrico no estômago, para que alguns nutrientes possam ser quebrados e absorvidos. Quando ingerimos líquido em excesso nas refeições o suco gástrico fica diluído e dessa forma a digestão fica comprometida podendo ocasionar problemas como indigestão, gases, flatulências e deficiência na absorção de nutrientes como ferro, cálcio, zinco, vitamina B12, entre outros.

Portanto, é importante evitar a ingestão de líquidos durante a refeição, e caso ocorra, não deverá exceder um copo pequeno 100ml e que preferencialmente seja água ou suco de frutas ácidas. E lembre-se sempre tenha foco na hidratação ao longo do dia.

Para quem tem este péssimo hábito de beber líquidos junto com as refeições, tem algumas dicas importantes! 
 

A primeira dica: e talvez mais importante é a MASTIGAÇÃO!  Produzimos muita saliva que além de ter enzimas digestivas, tem a função de umedecer os alimentos. Quem não mastiga corretamente tem a sensação de que a comida está seca mesmo, pois não deu tempo de envolver o alimento na saliva.

A segunda dica: é para quem coloca a jarra de suco ou garrafa de refrigerante na mesa para que todos se sirvam à vontade! Nada disso: coloque 1 copo para cada pessoa. Tente comer toda a comida primeiro e depois tomar o líquido bem lentamente, a pequenos goles! Depois de um tempo assim, já é hora de tirar o copo da mesa, mas o ideal seria não tomar líquido nenhum de 30 minutos até 1-2 horas (que é o tempo de digestão) depois das refeições.

Outra dica: é evitar preparações muito secas trocando carnes assadas por carnes ensopadas. Deixar o arroz mais pastoso também pode ajudar. Não exagerar no sal é fundamental, pois pratos muito salgados dão mais sede. Esse processo pode levar meses, mas é importante tentar. Com o tempo, o líquido não fará falta nenhuma! Pelo contrário, deixar de tomar líquidos com as refeições só fará bem do trato digestivo.

Bebidas alcoólicas também não são indicadas, pois desidratam o organismos e são calóricas.

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário