quarta-feira, 13 de junho de 2018

CANDIDÍASE- como acabar com ela de vez

Leveduras  do  gênero Candida são  patógenos  oportunistas  frequentemente  isolados  das  superfícies  mucosas  de  indivíduos  normais,  mas  podem  levar  ao  desenvolvimento  de  infecções
denominadas candidíases, que variam desde lesões superficiais até infecções disseminadas.

Entenda a fisiologia da levedura Candida

O gênero  Candida é constituído de aproximadamente 200 diferentes espécies de leveduras, que vivem normalmente nos mais diversos nichos corporais, como orofaringe, cavidade  bucal,  dobras  da  pele,  secreções  brônquicas, vagina, urina e fezes.

Espécies  de Candida residem  como comensais*,  fazendo parte da microbiota normal dos indivíduos  saudáveis. Todavia, quando há uma ruptura no balanço normal da  microbiota ou o sistema imune do hospedeiro encontra-se  comprometido,  as  espécies  do  gênero Candida tendem  a  manifestações  agressivas,  tornando-se  patogênicas.  Quanto  à  origem,  pode  ser  endógena,  quando  oriunda da microbiota; ou exógena, como uma DST.
 *[Biologia] Organismo de que vive de comensalismo, da associação de duas espécies diferentes em que o benefício de uns não resulta em prejuízo para o hospedador.

As  formas  de  manifestação  da  candidíase  são  basicamente de três tipos: 
  • mucocutânea, cutânea e sistêmica.
A  candidíase  mucocutânea  acomete  a  cavidade  oral  e  o canal  vaginal, sendo a forma  mais comum  nos  seres  humanos. 
(candidíase   orofaríngea, esofagite, candidíase vulvovaginal, balanite ou  balanopostite  inflamação  aguda  ou crônica da glande do pênis).
A  candidíase  cutânea  pode  acometer  áreas  úmidas  do  corpo  como:  
-espaços  interdigitais,  regiões  das mamas,  axilas,  pregas  das  virilhas,  debaixo  de  unhas, nos neonatos o uso de fraldas pode causar erupções, que é  uma  manifestação  comum  de Candida cutânea.
(candidíase cutânea,  candidíase  mucocutânea  crônica,  candidíase  congênita) 
A  forma  disseminada  da  candidíase  é  rara,  e  ocorre  em  pacientes  terminais  com  doenças  debilitantes,  neoplásicas, doenças imunossupressivas e após transplantes de órgãos. Nesses  casos,  pode  acometer  diferentes  órgãos  e  tecidos como:  pulmões,  meninges,  rins,  bexiga,  articulações,
fígado, coração e olhos. 
(candidemia- afeta pacientes acamados de risco. Dentre  os  fatores  de  risco  ligados  ao
hospedeiro, destacam-se:  uso  de  antibióticos  de  largo  espectro,  tempo   prolongado  de   internação   hospitalar,   neutropenia, nutrição  parental,  sonda  vesical,  ventilação  mecânica, cateter  venoso  central  e  colonização  de  vários  sítios anatômicos  por  leveduras. Além  desses  fatores,  outros merecem  ser  destacados,  como  idade  extrema,  imunos-supressão,  insuficiência  renal,  diabetes,  quimioterapia,
radioterapia,  lesão  de  mucosas,  hemodiálise,  cirurgia prévia e corticoterapia).

 O microrganismo cresce melhor em superfícies quentes e úmidas, causando frequentemente vaginite, dermatite das fraldas e candidíase oral. Várias  espécies  de Candida são  colonizadoras  da microbiota  normal  da  pele,  do  trato  gastrointestinal  e geniturinário. A flora vaginal composta por lactobacilos (bactérias boas) constitui uma barreira defensiva importante à Candidíase Vuvlvovaginal (CVV). porém quando se encontra alterada essa flora ocorre a proliferação dos fungos.
"Muito erroneamente as pessoas pensam que temos a candida somente no trato vaginal da mulher, todavia ela está espalhada por várias mucosas do nosso organismo como visto acima sem causar problema numa microbiota saudável, porém se houver alterações nesta microbiota por diversos fatores, daí sim causará muito desconforto ao organismo, como  flatulência, infecções recorrentes de candidíase na mulher e homem, as doenças de cunho inflamatória, etc".

Antes da era dos antibióticos e corticoides, o número de  infecções  por  fungos  era  bastante reduzido.  Isso  é particularmente  verdade  para  as  infecções  por Candida, especialmente  por C. albicans. Concomitantemente, tem sido observada uma sensível elevação  na frequência de candidíase vulvovaginal (CVV) nos últimos anos, o que torna esse diagnóstico cada vez mais comum  em ginecologia. "Muito importante saber que o uso de antibióticos é muito favorável para ciência médica, porém seu uso indiscriminado pode causar sérios problemas para a microbiota do organismo como um todo, causando alteração na flora e consequentemente doenças oportunista".

Do ponto de vista do hospedeiro, a colonização prévia por levedura e a posterior diminuição da capacidade de resposta imunológica observada em doenças imunossupressoras, DM, gestantes  e  usuárias  crônicas  de  corticoides  parecem  favorecer  a  infecção. Ainda parecem contribuir o uso de antibióticos,  estrogenoterapia, pequenos traumas como o ato sexual,  hábito de usar roupas muito justas ou de fibras sintéticas,  além da dieta alimentar muito ácida

*A utilização de antibióticos pode incrementar tanto a colonização quanto  infecção  por Candida. Embora  diferentes  estudos  não tenham sido conclusivos nesse sentido, antibióticos podem suprimir a flora vaginal lactobacilar, que é o principal mecanismo defensivo vaginal contra os fungos


*O excesso de glicogênio aumenta o substrato nutritivo dos fungos, promovendo incremento na sua capacidade de adesão. Altos níveis de  produção  de  hormônios  femininos,  especialmente  a progesterona, aumentam a disponibilidade de glicogênio no  ambiente  vaginal,  o  qual  serve  como  excelente  fonte de carbono para o crescimento e a germinação das leveduras.
Fatores predisponentes do hospedeiro já bem conhecidos, incluindo:
  • DM, imunossupressão, gravidez e terapias hormonais (reposição hormonal)
  •  O uso de antibióticos de amplo espectro, contraceptivo oral, dieta, higiene pessoal e práticas sexuais têm sido estudados como fatores de risco para recorrência.
                                                                                                                                                  
                                                  
 Agora vou falar da parte nutricional  e de como eliminar de vez a infecção por candida principalmente em mulheres. São diversos relatos na internet de pessoas que mudaram sua alimentação e eliminaram o grande problema que causava essa infecção recorrente em suas vidas.


 Um dos grandes segredos que agora vocês vão saber é a retirada de algumas fontes alimentares que são alimentos para as famigeradas candidas. Sim, elas se alimentam dentro de nós e esses alimentos são na maioria das vezes o que mais consumimos diariamente sem nos darmos conta.  São eles principalmente o açúcar, os carboidratos que também se transformam em açúcar, industrializados todos, embutidos todos, bebidas gaseificadas e açúcaradas inclusive os adoçantes, entre outros vilões.

Açúcar o grande vilão da candidíase

Quem é do tipo formiga tem boas razões para se preocupar. “O açúcar altera o pH da vagina de modo a favorecer a proliferação dos fungos”, diz Ginecologista José Bento. Assim, é preciso restringir doces, balas em geral, mel e produtos industrializados adoçados, caso dos refrigerantes e sucos de fruta. E não estranhe se o desejo de doce aumentar. As diversas substâncias que os fungos produzem e liberam no processo de digestão despertam em nós a vontade de consumir os alimentos úteis à sobrevivência dele.



Mas o açúcar não é o único vilão. 

Outros carboidratos refinados e simples, como macarrão, pão e arroz brancos, também fazem a alegria dos fungos que causam a candidíase. Por ter digestão rápida, esses alimentos logo elevam a taxa de açúcar no sangue.

Pessoas com alergias alimentares como intolerância a lactose e doença celíaca, o consumo regular de substâncias com potencial alergênico pode causar um desequilíbrio na flora digestiva, favorecendo o crescimento dos fungos.

Devagar com as frutas

Em excesso, a frutose (açúcar das frutas) pode ser nociva. Essa substância também é encontrada no xarope de milho, largamente usado na indústria alimentícia. Por isso, evitar industrializados durante o processo de eliminação do fungo e passe longe dos produtos que abusam desse ingrediente.

As mais indicadas neste processo é o morango, pera, pêssego, maçã e ameixa com moderação

Você adora manga, melancia, caqui e uva? Suspenda essas frutas, que têm digestão rápida, pelo menos nas fases de eliminação da candidíase . Esqueça também os sucos de fruta muito concentrados, pois a taxa de frutose tende a ser alta (sucos todos proibidos- natural e artificial). Faça o mesmo com as frutas secas que recebem adição de açúcar (banana passa, figo e abacaxi secos) ou são vendidas a granel. “As frutas que ficam muito tempo expostas ao ar e à claridade favorecem a proliferação dos fungos”.

Na lista negra


É ainda mais importante você manter distância de pães todos (e outras massas que levam fermento biológico, caso da pizza), queijo gorgonzola, vinagre, vinho e cerveja. “São alimentos e bebidas fermentados pela ação de fungos, o que pode confundir o sistema imunológico e desequilibrar os microrganismos que vivem naturalmente no intestino. Os produtos em conserva (picles e palmito), embutidos e todos os cogumelos (do champignon ao shiitake) também estimulam o crescimento fúngico e, portanto, devem ser evitados.


Então nutri o que sobra para comer neste período!

Sei que é difícil fazer uma dieta tão restritiva, mas neste caso é fundamental para diminuir essa flora negativa que nos causa tanto mal. O período varia de paciente, entretanto nos primeiros dias o paciente já consegue verificar uma melhora nos sintomas e o melhor sem remédios,  com 15-20 dias já pode verificar uma melhora significativa e diminuição dessa flora que causa a candidíase. Abaixo você encontrará dicas mais específicas.


Alimentos  aliados



A boa notícia é que existem alimentos com ação antifúngica comprovada, merecendo lugar de destaque no cardápio.
  • São eles: orégano, alecrim, tomilho, alho e cebola. Procure consumi-los todos os dias, em diferentes pratos e refeições, polvilhe nas saladas, sopas e nos molhos, de preferência no final do cozimento. 
  • Outras boas pedidas são as sementes de abóbora e gergelim e os óleos de orégano, gergelim e de coco extravirgem
  • . A romã é mais uma aliada: prepare um suco com a polpa e as sementes.
Lactobacilos e Prebióticos  são fundamentais neste processo

Os lactobacilos reorganizam a flora intestinal e, por isso, também são grandes aliados contra os fungos inimigos. Esses probióticos (bactérias do bem) são encontrados em:
  • iogurtes (kefir), 
  • kombucha bebida fermentada e rica em probiótico,  .
  •  probióticos em sachê ou cápsula.
  • evitar yakult que é rico em açucar

E os prebióticos o que são? 

Os prebióticos são alimentos ricos em Inulina e Oligassacarídeos (FOS) são capazes de nutrir as bactérias benéficas do intestino, eles  são bem-vindos para deixá-la mais resistente. A lista inclui:
  •  biomassa de banana verde (pode ser adicionada em diversos pratos doces e salgados)
  •  batata yacon – tubérculo originário dos Andes deve ser consumido cru como uma fruta.
  • alho e cebola
  • chicória, aspargo, alcachofra, alho poró
Outras


  • Folhas verde-escuras, 
  • verduras e legumes,
  • acabate e coco in natura
  •  *alimentos integrais mesmo sendo saudável é carboidrato e se transforma em açúcar procure evitar neste período de exclusão, 
  • ovos
  • Carne todas (peixe, frango orgânico, carne de boi de porco, etc) 
  • Suco de cranberry. “Essa frutinha vermelha tem ação reconhecida contra as bactérias que provocam infecção urinária, mas também dificulta a ação dos fungos da candidíase.” 
  • Sementes de chia e linhaça, assim como quino a e aveia, ajudam a reduzir o índice glicêmico da refeição, evitando picos de açúcar no sangue e, com isso, diminuem o risco dos fungos se manifestarem.
  •  Já as nozes, amêndoas e castanhas-do-pará (oleaginosas) reforçam as defesas do organismo contra esses e outros invasores. Porém, armazenadas de maneira inadequada, as frutas oleaginosas podem trazer fungos e toxinas que tendem a aumentar o risco de candidíase.

 Relato de Jane Peralta que eliminou esse problema de sua vida pelo simples fato de mudar alguns hábitos alimentares, veja abaixo:

Jane Peralta amiga do site Vivendo da Terra  http://www.vivendodaterra.com.br/candida-e-candidiase/  Amputados Vencedores https://www.amputadosvencedores.com.br/


"Qualidade de vida. O sonho de todo mundo. Eu me chamo Jane Peralta e decidi ser uma propagadora de saúde. Depois de andar pelos consultórios médicos por 40 anos e não encontrar saúde, comecei minha jornada rumo a qualidade de vida e bem estar. Sou uma amante da vida no planeta terra e acredito que podemos ser felizes se preservarmos nossa espécie."

Jane retirou por 1 mês o açúcar, carboidratos, industrializados e vivenciou o que nunca tinha conseguido antes com remédios e antibióticos. Hoje ela tem uma qualidade de vida muito melhor, pois retirou a fonte do seu problema e não os sintomas.


Autora Sonia Hirsch do livro: candidíase, a praga: e como se livrar dela comendo bem. Relata em seu livro como se livrar dessa praga em nosso organismo. Abaixo algumas orientações do seu livro  para confirmar tudo que já foi visto.

 Dieta radical fase inicial

Seu objetivo é reduzir drasticamente a candidíase, através de um corte total dos carboidratos que a fazem proliferar. Sobram carnes,ovos, muitos vegetais e iogurte. Isso começa logo a dar resultados. Pode enlouquecer um pouco a vítima, que geralmente é viciada em pão, queijo, chocolate, café, açúcar, refrigerantes. Exige determinação, bom senso, perseverança e muito chá de capim-limão. Mas até aí tudo bem, né?

Um dia dá uma dor de cabeça estranha, uma sensação de mal-estar, desconforto sem motivo aparente. É a reação de Herxheimer, ou “die off”, quando os sistemas de filtragem e eliminação do organismo estão lidando com uma grande quantidade de células mortas e toxinas. Pode acontecer depois de dias, semanas ou meses, ser mais forte ou mais fraca, dependendo da situação. Passa rápido e é o sinal de que o esquema está funcionando.

dieta suave

A partir dessa limpeza a dieta melhora. Entram o pão de fermentação caseira, alguns cereais integrais, inhame, mandioca, alguns queijos; mais frutas, um macarrão de vez em quando. O ideal é ficar nesse patamar de seis meses a um ano.

Achou muito? Pois um ano é até pouco para recuperar a saúde e a imunidade. Podem ser dois ou mais, dependendo da pessoa, da extensão da coisa e dos cuidados acessórios como acupuntura, homeopatia e outras formas de tratamento.

Depois que os sintomas e sinais da candidíase desaparecem, a ex-vítima pode voltar a comer e beber de tudo. Se algum sintoma reaparecer, basta voltar à dieta radical por alguns dias. Nada de grandes excessos. De tudo, mas não de mais, nem dias seguidos, para não cutucar a onça. O segredo é: olho nela.

Os critérios:

→Quantidade: Menos é mais.

→Qualidade

Carnes, ovos e iogurte fornecem mais energia por mais tempo. São valiosos nesta dieta, pois suprem necessidades importantes, inclusive de gordura. Devem ser orgânicos. Se isso for impossível,
que sejam da melhor escolha, sempre visando a qualidade. É melhor não comer carne de frango do que comer os mais baratos, criados com promotores de crescimento e antibióticos que favorecem candidíase e outros desequilíbrios.

A gordura é vital nessa hora porque fornece energia rapidamente e ajuda a saciar. A gordura animal, incluindo manteiga, óleo virgem de coco, azeite extravirgem de oliva e óleo de gergelim orgânico, prensado a frio, cru.

Todos os vegetais, se possível, também orgânicos. Além de melhores são mais saborosos. E folhas, muitas folhas. Alimentação de boa qualidade inclui generosas porções de folhas verdes em todas as refeições. Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras, compensam o peso dos produtos animais e contribuem decisivamente para o equilíbrio da digestão.

Muito importante: comida fresca. Comida na geladeira começa a produzir fungos em 24 horas. Se você vai preparar cereais, feijões e carnes para vários dias, melhor dividir em pequenas porções e congelar, mas sabendo que não é o ideal.

→Autoconhecimento

Em primeiro lugar: calma. Você pode fazer essa transição no ritmo que quiser. Claro que, comendo e bebendo certas coisas, sabota completamente o sacrifício. Às vezes é assim mesmo, paciência. Porém, quanto melhor o seu desempenho pessoal, mais rápida a faxina. A vítima resolve virar o jogo e se compenetra.

No início tem que ter muita força de vontade. Depois o controle vem naturalmente e a liberdade de comer de tudo fica muito maior.

Se puder assumir as compras e o preparo da sua comida, melhor. Escolhas conscientes e o fazer delicado da cozinha podem adicionar um grande contentamento.

O que atrapalha

  • comer demais e/ou engolir sem mastigar: O que não pode ser bem digerido atrapalha o estômago e os intestinos, vira muco, fonte de bactérias de putrefação e alimento para todos os bichos que dão em gente, sobretudo fungos. A digestão começa na boca. Mastigar bem é tão essencial quanto escolher bem a comida.
  • belisquetes: Mobilizam à toa o sistema digestivo, que vai perdendo o ritmo natural do ciclo de alimentação e eliminação; fora que a qualidade dos belisquetes também não costuma ser grande coisa.
  • doces: Açúcar, mel, melado, maple, malte, xarope de agave, frutose, karo.
  • líquidos industrializados: Cada célula do corpo precisa de água; qualquer substância a mais na água exige que o organismo todo trabalhe para administrar sua presença lá dentro, ou seja, desgaste inútil.
  • laticínios: Leite, queijos, requeijão, creme de leite, iogurtes e coalhadas pasteurizados e produzidos por processos industriais, com ou sem frutas, costumam ser mal digeridos pela maior parte da humanidade.
  • produtos de padaria: Pães, bolos, biscoitos e congêneres, feitos com farinha refinada e fermentos prontos, mais aditivos e conservantes, são grande estímulo para fungos. Mesmo integrais.
  • cereais: Arroz branco, arroz integral, milho seco e verde, seus cremes e farinhas, amidos, féculas: banidos pelo alto índice glicêmico.
  • Ressalvas para arroz integral cru, brotado e tostado quando aparecerem em algumas receitas do livro.
  • tubérculos e suas farinhas: Batata-inglesa, batata-doce, batata-baroa; farinha de mandioca; amidos, féculas, polvilhos, goma, tapioca, maisena: alto índice glicêmico e potencial fermentativo.
  • as solanáceas: Tomate, pimentão, berinjela, jiló, batata-inglesa e jurubeba são dessa família. Pioram os sintomas artríticos da candidíase.
  • gordura: Frituras, temperos e molhos que contêm óleo, maionese comercial, manteiga e óleo rançosos e/ou reutilizados para fritar, margarina, carnes gordas, pele e gordura de ave de criação industrial, queijos, creme de leite, chantilly, sorvete: gordura ruim.
  • produtos animais em conserva: Salsichas, linguiças, bacon, todos os defumados, fiambres e patês,
  • frios e similares: soja não fermentada
  • Leite de soja, tofu, proteína de soja, sojinha torrada e qualquer outra possibilidade comestível que tenha soja no meio.
  • frutas: Melões, bananas, maçã, uvas, manga, abacaxi, mamão, laranja, tangerina e a maioria das frutas, doces e ácidas.
  • frutas secas: Ameixa, damasco, tâmara, uvas-passas, banana-passa etc., além de frutose quase sempre têm fungos e resíduos de inseticidas.
  • oleaginosas: Nozes, castanhas, amêndoas, amendoim e sementes oleaginosas em geral, em parte por serem muito sujeitas a fungos e radicais livres, em parte porque é difícil mastigá-las a ponto de se desmancharem, o que torna sua digestão lenta e permite que pedaços passem inteiros para os intestinos, onde vão se tornar ilhas de micróbios. Isso pode ser atenuado quando se deixa de molho uma noite, mas elas têm que ser de boa procedência e perfeitas, sem machucados e pontos pretos. Amêndoas são as menos ácidas.
  • condimentos: Temperos prontos, cubinhos de caldo de carne, frango e vegetais, molhos prontos em geral, por falta de qualidade.
  • estimulantes: Café, chá-preto, guaraná e cacau em pó, que contêm cafeína, afetam o equilíbrio do açúcar no sangue e excitam o sistema nervoso, que neste momento precisa ficar calmo.
  • álcool: Bebidas alcoólicas são açúcar fermentado. 
  • produtos industrializados em geral: Refrigerantes, adoçantes artificiais, sucos em caixinha e sucos em geral, refrescos prontos, bebidas isotônicas e similares: produtos químicos podem artificializar a comida a ponto de torná-la um não-alimento tóxico.
 
O que ajuda

Para não ter ansiedade, e porque esta dieta dá fome, no início se pode fazer até seis pequenas refeições ao longo do dia: desjejum, lanche, almoço, lanche, jantar, ceia.

Comer pouco, desfrutando do prazer de saborear. A cada três horas. Tudo em pequena quantidade para não sobrecarregar o sistema digestivo. Tudo fresco, gostoso, esbanjando qualidade. E mastigar bem, de modo a produzir bastante saliva, o que além de gerar mais saciedade vai ajudar a ter uma boa digestão, rica em enzimas.
  • leite e vegetais lactofermentados: Conservas de leite, como iogurte e coalhada caseiros, feitos com os lactobacilos certos para recolonizar os intestinos; quem não se dá bem com a proteína do leite pode usar apenas o soro, bebido puro ou acompanhando as refeições. 
  • ovos caipiras: Esta dieta precisa muito deles porque contêm biotina, vitaminas . É a principal sugestão para comer de manhã: ovos quentes, clara dura e gema mole. Temperar com cúrcuma (Curcuma longa, açafrão-da-terra) e orégano ou salsinha.fígado e rins.
  • Fígado de galinha, fígado e rins de boi também são ricos em biotina. A absorção da biotina é reduzida ou impedida pela presença de álcool, clara de ovo crua, cafeína, drogas à base de sulfa e radicais livres. O problema é conseguir essas vísceras de boa qualidade. O fígado tem que ser vermelho/marrom, de textura firme e cor uniforme. Amarelado ou róseo não serve.
  • carnes, aves, peixes, frutos do mar, ovas: Todos eles, sendo de boa qualidade, em pouca quantidade, vão fornecer vitaminas, minerais e energia.. Ceviche– peixe ou frutos do mar curtidos em limão e cebola – é uma boa ideia nesta hora. Carne de porco não se recomenda.
  • vegetais crus ou crocantes: As enzimas, como já sabemos, entram em cena para melhorar a qualidade de todos os líquidos internos, portanto das células, dos tecidos, da imunidade. 
  • limão: O limão é um caso à parte entre as frutas. Além de ser rico em vitaminas, especialmente C, e minerais, seu altíssimo teor de ácido cítrico se transforma no estômago em sais alcalinos – como citrato de sódio, carbonatos e bicarbonatos – que normalmente neutralizam rapidinho qualquer fermentação perversa no estômago e nos intestinos. Poucas gotas fazem muito efeito. O problema, como sempre, é o excesso: muito limão pode alcalinizar demais as mucosas, o que favorece a cândida. Observe seus sintomas e, se piorarem, deixe o limão quieto.
  • cereais integrais, cozidos e brotados: Cereais integrais não entram na dieta radical. Se a vida se tornar impossível sem eles, passe para a dieta suave, onde entram uma ou duas colheres de painço, trigo-sarraceno tostado (kasha), centeio, aveia, cevada, amaranto ou quinoa, . Mastigando muito bem, porque é a mastigação que torna os cereais mais alcalinos. A boa dica é sempre deixar de molho por uma noite. Torrar ligeiramente na frigideira antes de cozinhar também é bom, reduz um pouco o amido e abre a película dos grãos.
  • Grãos germinados de arroz, cevada e painço, passados ligeiramente pela wok (frigideira grande, profunda) com óleo de coco ou gergelim, são muito ricos em enzimas digestivas e 
  • O pão integral de fermentação caseira pode ajudar na dieta se comido com moderação – digamos, duas fatias, sempre torradas, de manhã, com óleo virgem de coco, azeite de oliva ou manteiga, par acompanhar os ovos quentes.
*O processo longo de fermentação do pão quebra o glúten e elimina a maior parte dos fitatos do trigo, que nos pães de fermentação muito rápida permanecem. A utilização de fermentos e aditivos nos produtos de padaria, historicamente recente, é que os torna mais daninhos.Olho vivo: se o pão caseiro der gases ou aumentar sintomas, está atrapalhando.
  • cará, inhame-do-norte e aipim (Dioscorea sp.,Manihot sp.)São tubérculos que não entram na dieta radical, mas podem ser alternados com os cereais integrais na dieta suave, moderadamente, cozidos ali na hora, especialmente no jantar. Observe o efeito para decidir qual o mais conveniente.
  • batata yacon (Polymnia ou Smallanthus sonchifolia): Esta pode entrar todo dia. É uma raiz tuberosa docinha e crocante, parecida com maçã e pera, originária dos Andes. Por fora parece batata-doce. É rica em vitaminas A, B1, B2, C – e fibras, que retardam a absorção de açúcar pelos intestinos e contribuem muito para a sensação de saciedade. Sempre que descascar ou cortar, passe limão para ela não ficar escura. Muito boa em sucos de vegetais: fornece líquido.
  • inhame taro (Colocasia esculenta) : O inhaminho, aquele pequeno e cabeludo, não é tubérculo: é cormo. Considerado hipoalergênico e de fácil digestão, bem como grande reconstituinte de funções imunológicas, pode ajudar muito nesta dieta, comido com moderação. Limpa os intestinos e depura o sangue.
*Os havaianos fermentam o inhame taro cozido e amassado com um pouco de água, deixando-o à temperatura ambiente por dois ou mais dias para obter o poi, ou poi poi, alimento básico de crianças, adultos e idosos, guarnição de peixes e frutos do mar, substituto do mingau no desjejum. Atribuem ao poi sua notável saúde e baixa incidência de cáries. Relatos interessantíssimos dão conta do efeito tremendamente medicinal do poi para o sistema digestivo. O sabor, porém, é pouco atraente da primeira
  •  folhas verdes: As folhas verdes são insubstituíveis, portanto indispensáveis, nessa dieta. Primeiro porque é preciso limpar os intestinos, segundo porque é preciso fornecer clorofila para renovar o sangue, terceiro porque elas são riquíssimas em nutrientes.
*Todas: repolho, acelga, couve, chicória, alface, agrião, couve chinesa, repolho, caruru, bredo, rúcula, bertalha, brócolis, mostarda, almeirão, serralha, caruru, beldroega, ora-pro-nóbis, vinagreira, jambu e por aí afora. Silvestres ou da horta, cruas ou cozidas, elas são tudo de bom.*Chicória e bertalha, refogadinhas, são as campeãs da faxina intestinal. Dieta com elas vai mais depressa e incomoda menos.

  • folhinhas verdes: salsa, cebolinha, hortelã de vários tipos, coentro, manjericão, funcho, manjerona, orégano, erva-de-santa-maria, alecrim, capim-limão e outras, que também podem ser mascadas a qualquer momento ou aromatizar a água fresca.
  • folhas lactofermentadas: Elas têm a vantagem de se conservar por muito tempo e tornar a refeição mais prática, sem por isso perderem enzimas e vitaminas feijões secos
* Para efeitos da candidíase, os feijões secos são carboidratos e não entram na dieta radical, só na suave.
  •  feijões-verdes e seus brotos: Vagem, feijão-verde de qualquer tipo, ervilhas verdes frescas e brotos são liberados.
  • vegetais sem ou com pouco amido: Abóbora, nabo comprido, cenoura, rabanete, yakon, beterraba, chuchu, vagem, quiabo, maxixe, pepino, aipo, couve-rábano, funcho, cebola, alho, gengibre, alho-poró, alcachofra, brotos de alfafa, de feijão, de bambu… 
  • sementes e grãos germinados & seus brotos: De trigo, feijão, gergelim, girassol, abóbora, linhaça, castanhas, amêndoas, amendoim, de preferência no almoço, crocantes.
  • pepino e melancia: Refrescam e ajudam o corpo a eliminar água, o que favorece a desintoxicação. A parte branca da melancia, com casca e tudo, é um poderoso diurético para usar pela manhã. Pode ser utilizada em chá ou em conserva salgada.
Frutas possíveis:

Poucas: amoras, moranguinhos, framboesas silvestres e outras frutinhas vermelhas, as berries; romã, goiaba e melancia, moderadamente – uma hoje, outra amanhã, e assim mesmo só no intervalo entre as refeições, nunca de sobremesa. Vale fazer gelatina de uma das frutas com ágar-ágar, gelatina de algas, que se compra em lojas japonesas ou de produtos naturais. O modo de usar vem escrito na embalagem.
  • alho cru: Seu valor no combate à cândida, comprovado em inúmeros estudos, mostra que ele é mais poderoso do que violeta genciana, nistatina e outros renomados fungicidas, inclusive para uso tópico.
*Pode ser alho fresco, cru, mastigado ou amassadinho e incorporado à comida; azeite de alho feito em casa; cápsulas de óleo de alho; pílulas de alho.
  •  cogumelos: Muitos cogumelos, comestíveis ou em cápsulas, ajudam a combater a cândida porque fortalecem o sistema imunológico e regeneram células; entre eles: portobelo, shiitake, shimeji, agaricus, ganoderma ou reishi (orelha-de-pau) e o champignon comum. 
*É equivocada a ideia de que comer cogumelos, que são fungos, faz aumentar os fungos patogênicos.
  • *estévia (Stevia rebaudiana): É o único adoçante concentrado que não tem efeitos colaterais. No início se percebe um gostinho diferente por trás do sabor doce, como em todo adoçante; mas paladar também é hábito, a gente se acostuma. Fermentado, o extrato é microbicida. 
  • O chá é gostoso e ajuda a fechar a refeição.
  • algas marinhas: Além de muito ricas em sais minerais, elas limpam o sangue, regulam as glândulas, rejuvenescem e matam fungos, com seu alto teor de iodo; o caldo de alga kombu é poderoso.
  •  Iodo: Candidíase, hipoglicemia e hipotiroidismo também podem estar ligados à carência desse poderoso fator de equilíbrio para a saúde.Iodo é um mineral especialmente concentrado nos hormônios da tiroide, que controlam a taxa metabólica, o crescimento, a reprodução, a formação de células sanguíneas, as funções nervosas e musculares e a temperatura corporal.

Como a distribuição de iodo no meio ambiente é desigual, certas áreas, sobretudo as mais distantes do mar, produzem alimentos que não fornecem iodo em quantidade suficiente ao ser humano;
isso gera doenças características de disfunção da tiroide, como bócio, ou papada, e retardamento mental; por isso decidiu-se acrescentar iodo ao sal de cozinha. Em 1983 havia 400 milhões de pessoas com carência óbvia de iodo nas regiões mais pobres do mundo, e 112 milhões nas regiões mais ricas.

Doses excessivas de iodo também podem deprimir a atividade da tiroide, produzindo sintomas similares aos da carência. Sinais de alarme: fome descontrolada, aumento de peso, ansiedade,
taquicardia, suores, proeminência dos olhos.

Deveríamos consumir diariamente de 0.15 a 0.20mg de iodo, dizem os livros. Mas japoneses consomem quase 100 vezes mais: 15 a 18mg de iodo diários. Essa alta dosagem pode ser facilmente
obtida pela inclusão de algas kombu, ágar-ágar, arame ou hijiki na alimentação. O iodo é um poderoso fungicida, e a alga kombu também. Daí sua extrema importância na candidíase.

  •  coco-da-baía(Cocus nucifera): O coco maduro fresco (aquele marrom, de casca seca) é um grande aliado nesta dieta. Seu óleo é antimicrobiano e fungicida, para uso interno e externo. A polpa pode ser comida aos pedaços ou ralada para acompanhar a comida. O leite de coco dá sabor e qualidade a muitos pratos. O creme, que se forma na superfície do leite de coco fresco que fica na geladeira, é uma delícia. Mas tem que ser natural, feito em casa, porque o da garrafinha tem conservantes, não é absolutamente medicinal.
  • óleo virgem de coco: É a melhor gordura para quem tem candidíase, pois tem ácido caprílico e quase 50% de ácido láurico, que aumentam a imunidade e são eficazes contra qualquer fungo. -Pode ser consumido puro, uma colher de sopa de manhã, em jejum, e outra ao deitar, longe da tomada de lactobacilos e bebidas lactofermentadas. Substitui azeite e manteiga em qualquer prato que combine com coco. Também é maravilhoso para passar na pele, nos cabelos, nas partes mimosas, entre os dedos dos pés, nas unhas. É gordura saturada sim, mas inteiramente do bem. Não sobrecarrega o fígado e ajuda a baixar o colesterol e os triglicerídios, além de regular a tiroide.
 *Óleo “extravirgem” de coco não existe, é firula do fabricante para impressionar incautos. Essa denominação é exclusiva do azeite de oliva. O óleo virgem de coco é extraído da polpa fresca do coco maduro e não da polpa seca, chamada copra.

  • azeite extravirgem de oliva: Um dos mais antigos produtos artesanais da nossa civilização: há milênios é feito do mesmo jeito. Alguns azeites ainda vêm de pequenos olivais e a azeitona é moída em moinho de pedra. Cru ou em refogados rápidos: até 2 colheres/sopa por dia.
  • A manteiga pura é tida pelos médicos ayurvedas como uma gordura de ótima qualidade, desde que seja de boa procedência e não esteja rançosa – compre fresquinha e guarde na geladeira, numa embalagem que impeça a entrada de ar e luz.
*Colesterol? Não se preocupe. Se a sua taxa for alta, esta dieta provavelmente vai fazer com que ela desça a níveis normais, já que açúcar e frutose são mais formadores de colesterol no sangue do que o próprio colesterol dos ovos e da manteiga.

  • psyllium (Plantago psyllium , P. ovata): O psyllium, tal como a linhaça, é uma sementinha muito rica em fibras, mucilagem e óleos; absorve água e é usada há séculos
O psyllium contribui para retardar o esvaziamento do estômago e a absorção de glicose no intestino delgado, portanto favorece todas as dietas. Ajuda a reduzir o mau colesterol. Limpa os resíduos das paredes intestinais e assim aumenta o controle da candidíase. Seus óleos, lubrificantes, deixam as fezes pastosas. Não tem contraindicações. Deve ser ingerido com muita água.
  • linhaça (Linum usitatissimum): A linhaça se assemelha ao psyllium em termos de fibras, mas seus óleos são mais valorizados e fartos. Isso quer dizer que ela só deve ser moída para usar na hora. Toda gordura oxida em contato com o ar, produzindo radicais livres.

linhaça batida com água e limão

1 copo de água filtrada
1 colher/sopa de sementes de linhaça dourada
gotas de limão

Deixar a linhaça de molho durante a noite na água filtrada. De manhã bater ambas no liquidificador com algumas gotas de limão e beber devagar, salivando bem.

  • óleo de fígado de bacalhau: É indicado para suprir a deficiência de vitaminas A e D nas dietas modernas e ajuda muito nos casos de candidíase, por fornecer ácidos graxos insaturados que trabalham com os ácidos graxos saturados do óleo de coco. Vem em cápsulas e frasco.
  • pólen de abelhas: Contém muitos nutrientes, inclusive proteínas, e pode ser parte de um lanchinho. Comer 1 colher de sopa por dia, de uma vez ou aos poucos, deixando dissolver devagar na boca.
  • sal e temperos: Todos os temperos são densos, intensos, penetrantes. Interferem nos processos do organismo, têm princípios ativos. Mesmo o sal, uma coisa tão corriqueira, produz efeitos quando é usado de modo medicinal. Melhor errar para menos.
Água e chás


 Beber água é fundamental, mais ainda quando se quer limpar tudo. São 8 copos de líquido por dia:

  • 2 ao acordar
  • 2 antes do almoço
  • 2 à tarde
  • 2 mais tarde,
  • ou aos golinhos durante o dia todo.

Chá quente ou frio, água fresca com ou sem gotas de limão, água de ervas, caldo de vegetais, animais ou cogumelos, limonada adoçada com estévia, kvass de beterraba, soro de coalhada ou iogurte – sempre um tempo após as refeições, tipo uma hora e meia, para limpar os resíduos.

Beber água quente é muito benéfico para o corpo, que gosta de se manter aquecido e gasta calor para funcionar. Qualquer pouquinho de água quente depois de comer já ajuda a digestão.

Uma xícara pequena de chá, após as refeições, pode proporcionar mais que conforto: prazer. aos golinhos. Bebida aos golinhos, água fresca com ou sem gotas de limão tem um efeito alcalinizante muito positivo sobre os resíduos da digestão, especialmente cerca de hora e meia depois de comer.

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/jbpml/v43n5/a04v43n5.pdf

Um comentário:

  1. COMO EU ME CUREI DO VÍRUS DE HERPES.

    Olá pessoal, estou aqui para dar meu testemunho sobre um herbalista chamado Dr. imoloa. Eu estava infectado com o vírus herpes simplex 2 em 2013, fui a muitos hospitais para curar, mas não havia solução, então estava pensando em como conseguir uma solução para que meu corpo possa ficar bem. um dia, eu estava na piscina, navegando e pensando onde conseguir uma solução. Eu passo por muitos sites onde vi tantos testemunhos sobre o Dr. Imoloa sobre como ele os curou. eu não acreditava, mas decidi experimentá-lo, entrei em contato com ele e ele preparou o herpes para mim, que recebi através do serviço de correio da DHL. tomei por duas semanas depois, em seguida, ele me instruiu a ir para o check-up, após o teste, foi confirmado herpes negativo. sou tão livre e feliz. portanto, se você tiver algum problema ou estiver infectado com alguma doença, entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. ou / whatssapp - + 2347081986098.
    Esse testemunho serve como expressão de minha gratidão. ele também tem
    cura à base de plantas para, FEBRE, DOR CORPORAL, DIARRÉIA, ÚLCERA DA BOCA, FATIGUE DE CÂNCER DE BOCA, DORES MUSCULARES, LÚPUS, CÂNCER DE PELE, CÂNCER DE PÊNIS, CÂNCER DE MAMA, CÂNCER DE PÂNICO, DOENÇA RENAL, CANCRO VAGINAL, CANCER VAGINAL, CANCRO DOENÇA DE POLIO, DOENÇA DE PARKINSON, DOENÇA DE ALZHEIMER, DOENÇA DE BULÍMIA, DOENÇA INFLAMATÓRIA DE DOENÇAS FIBROSE CÍSTICA, ESQUIZOFRENIA, ÚLCERA CORNEAL, EPILEPSIA, ESPETO DE ÁLCOOL FETAL, LICHEN, PLANTIA, CLÍNICA DE SAÚDE / AIDS, DOENÇA RESPIRATÓRIA CRÔNICA, DOENÇA CARDIOVASCULAR, NEOPLASIAS, TRANSTORNO MENTAL E COMPORTAMENTAL, CLAMÍDIA, VÍRUS ZIKA, ENFISEMA, TUBERCULOSE, BAIXO CONTAGEM ESPÉCIE, ENZIMA, INFORMÁTICA, BARRIGA, DISTRIBUIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO EREÇÃO, ALARGAMENTO DO PÊNIS. E ASSIM POR DIANTE.

    ResponderExcluir