sábado, 2 de junho de 2018

Frutas e Verduras do Inverno

Durante o inverno o nosso corpo necessita de reforçar as suas defesas, de forma a combater as doenças típicas desta época do ano, como os resfriados. Um ótimo aliado do sistema imunitário é o consumo regular de verduras e legumes, pois estes são ricos em nutrientes essenciais.


Ao comprarmos frutas e verduras da época obtemos em simultâneo duas grandes vantagens, consumimos alimentos mais frescos e nutritivos e poupamos dinheiro, pois como existe uma maior oferta o seu preço é mais reduzido.

As melhores verduras de inverno

Na lista que se segue encontram-se as principais verduras de inverno são as verduras mais saborosas e apropriadas para os meses frios.


  •     A alcachofra é um dos vegetais mais diuréticos e uma das verduras com mais fibra. O seu forte poder desintoxicante torna-a perfeita para a eliminação de substâncias nocivas do nosso organismo.
  •     O aipo é considerado um dos vegetais mais leves que existem, contendo 95% de água na sua composição. Por ter um efeito diurético pode servir para preparar bebidas bastante nutritivas.
  •     O brócolis  é um dos alimentos com mais vitamina C. É ainda rico noutros nutrientes, como vitamina A, potássio, ácido fólico e ferro.
  • A acelga é uma verdura muito rica em vitamina A e em vitamina K. Além disso, contém um elevado teor em betacarotenos.
  • A berinjela, para além de ser muito versátil, ajuda na circulação sanguínea. Além disso, está comprovado que a berinjela é benéfica para a digestão.
  • A couve-flor é uma verdura que oferece múltiplos benefícios para a nossa saúde, pois contém minerais essenciais, como o potássio e o cálcio. Normalmente a couve-flor é branca, diferenciando-se, por isso, do verde vibrante das outras couves.
  • As favas são um dos legumes mais adorados do inverno. As favas possuem um baixo teor de gordura e, por conterem bastante fibra, podem melhorar a digestão.
  •  Os espinafres são ricos em vitamina A e C e contribuem diretamente para fortalecer o nosso sistema imunológico, protegendo-nos simultaneamente contra algumas doenças, como a gripe. Hoje sabe-se que o espinafre não tem tanto ferro como o famoso marinheiro Popeye pensava, mas ainda assim é recomendado para pessoas anêmicas e desnutridas.
  •   As ervilhas são legumes que contêm uma elevada percentagem de hidratos de carbono e proteínas e que são ricos em vitaminas do complexo B.
  •  O feijão-verde tem poucas calorias e uma elevada quantidade de água. Com efeito, é um acompanhamento perfeito em qualquer dieta de emagrecimento.
  •  pimentão é um legume de sabor intenso e, por isso, mesmo em pequenas quantidades, é facilmente é notado nos pratos. Existem três variedades de pimentão: o pimento vermelho, o pimento amarelo e o pimento verde. Os pimentões são ricos em várias vitaminas, como por exemplo a vitamina C, a vitamina A e a vitamina B6 .
  •  O tomate é um alimento que pode ser usado em diferentes pratos, desde saladas, sumos, ou até na elaboração de refugados.  O tomate é rico em licopeno, um composto antioxidante que ajuda a combater os efeitos dos radicais livres.

Frutas




Durante os meses de inverno, estas são as verduras que devemos comprar quando vamos à feira ou ao supermercado: a nossa saúde e o nosso bolso agradecerão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário