terça-feira, 22 de maio de 2012

Água essencial à vida

A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano, como por exemplo: digestão, absorção, transporte de nutrientes e excreção de substâncias.
É o meio onde ocorre todas as reações do organismo.

A água auxilia na regulação da temperatura do corpo humano, elimina as toxinas através da urina e da transpiração, molda bolo fecal, é usada intensamente no processo de respiração e faz a distribuição de muitos nutrientes pelos diversos órgãos do nosso corpo. 

Na sua falta, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo fica sempre muito prejudicado, contribuindo para o aparecimento das mais inúmeras doenças; problemas com concentração, memorização e sono; menor disposição para realizar as atividades diárias; e problemas no aproveitamento adequado de vitaminas e sais minerais, principalmente as hidrossolúveis (complexo B). 

Lembrando que bebida nenhuma substitui a água e mata a sede, o recomendado para uma boa hidratação  no organismo são 2 litros por dia. Pessoas com propensão para cálculos renais devem tomar bastante liquídos para evitar a formação dos cálculos. Para curar a ressaca depois de uma bebedeira também é recomendado ingerir bastante água para desintoxificar o organismo do álcool. Urina escura indica que está tomando pouca água.

Tirando a dúvida de quem  acredita que a água em jejum emagrece. Ela apenas hidrata e limpa todas as mucosas do aparelho digestivo para poder iniciar a primeira refeição do dia, é um hábito saudável mais que não leva ao emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário