O Brasil só perde para o Paraguai em número de motociclistas mortos.
Esta semana um estudo inédito mostrou o quanto andar
de moto no Brasil é perigoso. A chance de se envolver em acidentes de
trânsito é 14 vezes maior do que estando de carro. “O brasileiro tem uma
baixa cultura de segurança, e aceita o risco de dirigir com desatenção,
de forma negligente e sem foco nos perigos que podem ocorrer no
trânsito”, afirma o professor da Universidade de Brasília (UnB) David
Duarte Lima, doutor em Segurança de Trânsito.
Segundo o estudo denominado Mapa da Violência 2012,
realizado pelo Instituto Sangari, o Brasil é o segundo país no mundo em
número de vítimas fatais de acidentes de motos, só perdendo para o
Paraguai. São 7,1 óbitos a cada 100.000 habitantes. Em 15 anos a taxa de
mortalidade sobre duas rodas cresceu mais de 800%. “A motocicleta é um
veículo que tem suas especificidades e por isso deve ser tratada como
tal. É necessário que haja uma legislação, sinalização e fiscalização
apropriadas. Enquanto o poder público não olhar com a devida atenção
para o veículo de transporte individual que mais cresce no Brasil, as
barbáries continuarão acontecendo”, defende Lucas Pimentel, presidente
da Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM).
Especialistas afirmam que o crescimento assustador da
frota de motocicletas contribui para esses números. De acordo com dados
do Denatran, hoje são mais de 18 milhões de motocicletas em circulação
no país. Este número representa 25% de toda a frota nacional. Na última
década o crescimento foi de 246%. “A facilidade em adquirir este
veículo, o poder aquisitivo do brasileiro que aumentou e as vantagens
econômicas e de mobilidade, fizeram com que a frota de moto tivesse esse
boom no Brasil” diz, Elaine Sizilo, especialista em trânsito e
consultora do Portal.
Um dos grandes problemas nas cidades brasileiras é o
tráfego das motos nos corredores. Nesse quesito o Brasil faz parte da
minoria, é um dos poucos países no mundo que permite a circulação de
motos entre os carros. Nos EUA, por exemplo, os índices de morte
equivalem a um quarto dos óbitos registrados nas vias brasileiras. Lá as
motos só podem andar atrás dos demais veículos.
Lucas Pimentel não acredita que proibindo o tráfego
de motos nos corredores no Brasil diminua o problema. “Essa
definitivamente não é a questão crucial no nosso país. Nós da
Associação, defendemos que é muito mais seguro transitar ao lado dos
automóveis do que atrás deles, pois o campo de visão do motociclista
fica prejudicado. Nesse caso, um buraco ou um objeto na pista pode levar
a um grave acidente”, afirma Pimentel. Para ele, o maior problema é o
número de motociclistas que dirige sem habilitação. “Hoje a legislação
não obriga a apresentação da CNH para a compra da moto, por isso muitos
compram o veículo e antes de se habilitar já estão nas ruas e sem
conhecimento nenhum”, explica.
O problema seria amenizado se houvesse investimento
em conscientização, educação e fiscalização. “Enquanto o motorista olhar
para a moto como um veículo intruso- que não deveria estar ali- estas
tragédias continuarão ocorrendo. É claro que o motociclista deve
respeitar as leis, a sinalização e utilizar os equipamentos de
segurança, mas o essencial mesmo é um grande investimento em educação
para todos os usuários do trânsito”, conclui Pimentel.
Segurança do Motociclista
Os principais cuidados para evitar acidentes com motociclistas são:
* Manter uma distância segura.
* Tomar cuidado em conversões à esquerda e à direita, pois os motoqueiros costumam transitar nos “pontos cegos”.
* Conferir o que se passa atrás, constantemente, pelos retrovisores.
* Ter cuidado ao abrir as portas do veículo quando estiver estacionado ou parado em congestionamentos e cruzamentos.
* Para ultrapassar uma motocicleta, usar os mesmos cuidados utilizados nas ultrapassagens de veículos.
* Condutor sem capacete é sinal de negligência e imprudência: redobrar o cuidado.
* Tomar cuidado em conversões à esquerda e à direita, pois os motoqueiros costumam transitar nos “pontos cegos”.
* Conferir o que se passa atrás, constantemente, pelos retrovisores.
* Ter cuidado ao abrir as portas do veículo quando estiver estacionado ou parado em congestionamentos e cruzamentos.
* Para ultrapassar uma motocicleta, usar os mesmos cuidados utilizados nas ultrapassagens de veículos.
* Condutor sem capacete é sinal de negligência e imprudência: redobrar o cuidado.
O Motociclista deve:
* Utilizar os equipamentos de segurança: capacete, viseira, luvas, botas e roupa adequada.
* Manter sua moto em perfeito estado.
* Reservar um espaço de segurança à sua volta, equivalente ao espaço de um automóvel.
* Ter cuidado com motoristas distraídos.
* Ser previsível, sinalizando sua presença e certificando-se de que está sendo notado, por ser pequeno e difícil de ser percebido.
* Usar o farol baixo ligado, mesmo de dia.
* Manter sua moto em perfeito estado.
* Reservar um espaço de segurança à sua volta, equivalente ao espaço de um automóvel.
* Ter cuidado com motoristas distraídos.
* Ser previsível, sinalizando sua presença e certificando-se de que está sendo notado, por ser pequeno e difícil de ser percebido.
* Usar o farol baixo ligado, mesmo de dia.
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