sexta-feira, 18 de maio de 2012

Frutas o melhor remédio para saúde

Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e proporciona ao nosso corpo o máximo em retorno. O único alimento que faz o cérebro trabalhar é a glicose. As frutas são constituída principalmente de frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose) e, na maioria das vezes, contém entre 90 e 95 por cento de água. Isso significa que as frutas desintoxifica o organismo e alimenta ao mesmo tempo.
                                        

O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabem como comê-las de forma a permitir que o corpo use efetivamente todos seus nutrientes. Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio. A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago, são digeridas no intestino delgado. As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali indo para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar causando mal estar.

Grupos das frutas

Fruta azul e roxo

Estas frutas e legumes contêm uma quantidade variada de nutrientes vegetais que beneficiam a saúde, como polifenol e antocianina. Os pigmentos responsáveis pelas cores vivas destes alimentos propiciam uma poderosa ação antioxidante que combatem or radicais livres no organismo. O resveratrol encontrado na casca da uva roxa é uma resposta ao stress causado por ataque fúngico, por irradiação de luz e tambèm por dano mecânico na lavoura. Assim essa substância também nos protege de problemas cardíacos.




Frutas verdes 


Frutas e legumes verdes contêm quantidades variadas de potentes substâncias químicas vegetais, como luteína (pigmento amarelado) e imidazol, assim como outros nutrientes essenciais. Estas substâncias podem ajudar na redução de risco de câncer, melhorar a saúde da visão e fortalecer ossos e dentes.






Amarelo e laranjado


Frutas e legumes de cor amarela e laranja contêm quantidades variáveis de antioxidantes, como vitamina C, bem como outros nutrientes vegetais, incluindo carotenóides e bioflavonóides. Estas substâncias podem ajudar a manter o coração, a visão e o sistema imunológico saudáveis. Ajudam também a evitar câncer.





Frutas Vermelhas


Nutrientes vegetais em alimentos vermelhos que contêm propriedades que auxiliam na saúde incluem licopeno, ácido elágico e antocianina. Frutas e legumes vermelhos podem ajudar a manter a saúde do coração, a boa memória e o sistema urinário saudável, assim como reduzir o risco de alguns tipos de câncer.





Branco, cor de canela e marrom.


As frutas e legumes de cor branca, canela e marrom contêm quantidades variáveis de nutrientes vegetais, como a alicina. Estas frutas e legumes têm papel importante nas doenças do coração, ajudando a manter níveis saudáveis de colesterol e diminuindo o risco de alguns tipos de câncer.










Frutos secos:


São sementes comestíveis, de todas as plantas. Em geral tem consistência compacta, estão protegidas por uma casca dura e são muito ricas em gorduras boas. Normalmente, os frutos secos são consumidos ao natural, como aperitivo, como acompanhamento de sobremesas e utilizados em preparações doces e salgadas.




Quando a fruta está madura?


Saber quando uma fruta amadurece ajuda a determinar quando comprar e por quanto tempo ela deve ficar armazenada.
Frutas que continuam a amadurecer: damasco, abacate, banana, melão, kiwi, nectarina, pêssego, pêra, ameixa, tomate.
Frutas que devem ser compradas maduras e prontas para consumir: maçã, cereja, uva, limão, lima, laranja, abacaxi, morango, tangerina,  melancia.

Preparação de frutas Cruas

Grande a variedade de preparações que se podem fazer com frutas maduras, utilizadas em refrescos, sorvetes, purês, saladas mistas, batidas com leite etc. A maior precaução deve ser a de não deixar que tais preparações sejam mantidas por muito tempo expostas à temperatura ambiente e à luz, que, tal como acréscimo de açúcar, agente redutor, produz diminuição do teor de vitamina C na preparação.
No uso de frutas para salada, evitar combinações que venham a prejudicar o aspecto e o sabor, servindo-se o mais breve possível depois de preparadas.

As frutas adstringentes contêm tanino, sendo indicadas para diarréias quando não contêm a celulose, como a polpa de maçã e a banana. Estas frutas, que contém também pectina, têm efeito antitóxico.  A pectina, ao desdobrar em pectose e arabinose, libera ácido galacturônio, que se conjuga com as substâncias tóxicas do aparelho digestivo.

Cocção de frutas

As frutas em sua estrutura física e composição química possuem uma grande percentagem de açúcares solúveis e menores quantidade de corpos celulósicos insolúveis. Por este motivo as frutas estão expostas a muitas perdas, dissolução de nutrientes no processo de cocção.

Em princípio as frutas deveriam ser consumidas ao natural, maduras e cruas. Modificações por subdivisão e cocção são indicadas em circunstâncias especiais: necessidade de utilizar um excesso da safra, impossibilidade de estocar as frutas ao natural por longo período, frutas caídas verdes ou colhidas, preparações de frutas que destinam as crianças ou enfermos e desejo na variedade nos cardápios.
A remoção da casca, a subdivisão da fruta e o abrandamento da mesma pela cocção tornam-na de mais fácil digestão, principalmente quando não tiver atingindo o máximo de amadurecimento.

Algumas preparações indicadas são:


1. Fruta assada: banana, maçã, e marmelo. Pode-se abrir um orifício por cima da fruta, para colocar geléia, mel ou açúcar, ou adicionar edulcorante não calórico, atendendo a exigências de dietas especiais.

2. Compota de fruta: descascar e cortar a fruta no formato desejado. Colocá-la em calda rala ou sem solução de edulcorante não calórico. Deixa-lo cozinhar o tempo necessário para abrandar apenas, sem desintegrar-se.

3. Doce em massa: (tipo bananada, marmelada) cozinhar as frutas partidas, com cascas, ate que amoleçam. Passa-las pela peneira e acrescentar quantidade igual, em peso, de açúcar. Cozinhar, mexendo com uma colher, apurando até o ponto desejado.

4. Geléia de fruta: para esta preparação são mais indicadas as frutas ricas em pectina e que tenham certo grau de acidez: marmelo, uva, maçã, moranguinho, figo, goiaba, laranja etc. Cozinhar a fruta (em alguns casos basta usar casca e sementes, como no caso da maçã e marmelo) com 1/3 de seu volume de água. Coar o caldo ralo e acrescentar 60% de açúcar e um pouco de limão se a fruta não for o suficiente acida. Cozinhar ate dar o ponto, o que se verifica pingando a preparação água fria ou solução de álcool. Quando esta no ponto sua textura fica com aspecto gelatinoso.
As conservas de frutas, principalmente as que são industrializadas com técnicas modernas, retêm considerável percentagem de suas vitaminas e podem ser usadas quando não se obtém frutas secas.

   
Cuidados e Armazenamento


As frutas possuem um invólucro natural, casca, que as protege de perdas por oxidação de vitaminas, dissolução de substância nutritiva em geral evitam contaminação.
Muitas das frutas podem ser ingeridas com as casca, na qual, às vezes, se encontram vitaminas e sais minerais, além de celulose, que concorre para exoneração intestinal. A casca é contra indicada para as crianças antes dos dois anos de idade e pessoas que tenham lesões no aparelho digestivo. A casca da fruta pode estar contaminada por germes patogênicos ou conter substâncias químicas aplicadas na superfície com objetivo de favorecer sua conservação. Antes de ingerida deve ser lavada devidamente. Sempre que houver duvida quanto às condições higiênicas da casca, é preferível remove-las para comer a fruta.
Algumas frutas apresentam grande percentagem de desperdício, porque tem a casca grossa e caroços grandes em tamanho ou número. É de 50% para melancia, abacaxi e abacate. Por motivo de economia e para preservar perdas nutritivas, retirar a casca mais fino possível, quando se trata de maçãs, pêras, pêssegos, caquis etc.
As frutas em geral, têm cerca de 85% de água, e de 5 a 20% de carboidrato, alto teor vitamínico e mineral e são pobres em proteínas e gorduras, exceto o abacate, que contém 16% de gordura de boa qualidade.
Quando a fruta é colhida antes de seu amadurecimento completo, deve ser mantida na temperatura ambiente ate atingir o grau desejado de maturação. Será então colocada em temperatura ao redor de 10°C, na gaveta da geladeira ou câmeras frigoríficas próprias.

As frutas devem ser armazenadas na gaveta da geladeira. Elas não suportam altas temperaturas.

As frutas colhidas maduras são mais ricas em vitamina C, é à medida que se prolonga a conservação inadequada vão perdendo a concentração desta vitamina, podendo à perda atingir 50% do valor inicial. Bananas do mesmo cacho, umas verdes e outras maduras, apresentam uma variação de 6,1 a 7,3mg de acido ascórbico. Tomates amadurecidos ao sol revelam conteúdo maior de vitamina A e C do que os cultivados em estufas.
Procurar guardar as frutas inteiras, porque qualquer solução de continuidade facilita os processos de decomposição e perdas nutricionais. Frutas maduras demais, moles esmagadas, apresentam alto índice de desperdício.

A recomendação é de 5 porções variadas de frutas por dia. As frutas são de fácil digestibilidade e ricas em nutrientes que os alimentos industrializados não contém. Portanto, recomendo o aumento do consumo para toda a família. Para diabéticos não consumir frutas muito madura, e pessoas que sofrem de obstipação evitar as frutas obstipantes. As frutas contêm substâncias que evitam o envelhecimento celular, protegem contra vários tipos de câncer, fortalece o sistema imunológico, estimula a produção do colágeno na pele entre outros benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário