As fibras ajudam a diminuir os níveis de colesterol e estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Beneficiando principalmente os portadores de colesterol elevado, diabéticos e obesos. Ajuda a evitar o câncer do intestino grosso, obstipação, hemorróidas, obesidade, diverticulites e muitos outros problemas.
Estímulo a adoção de hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis para prevenção de doenças crõnicas, requer o envolvimento de várias ações benéficas para o organismo, sendo uma delas o consumo diário de fibras.
Alimentos com alto de teor de fibras passam pelo aparelho digestivo devido à ação peristáltica do canal alimentar, e levam com elas muitas substâncias tóxicas que estão em circulação no organismo, incluvise excesso de gorduras e glicose da circulação. Tem função "detergente" sobre as partículas de gorduras dos alimentos.
As fibras alimentares agem sobre o peso das fezes. Usada no tratamento da constipação intestinal, assim como em casos de diarréia, provocando a normalização do trânsito intestinal. A glicemia também se normaliza, já que a absorção se torna mais lenta, por isso pessoas com diabetes devem substituir alimentos refinados por integrais.
A prevenção da obesidade vem do fato que as fibras causam um aumento na mastigação melhorando o processo alimentar, aumento da reação de enzimas digestivas, aumento da saciedade a pessoa passa a sentir menos fome e melhora da tolerância à glicose.
Existe dois tipos de de Fibras Alimentares:
Fibras Solúveis:
Usualmente viscosas, não formadoras de volume e fermentáveis no cólon. Promovem maiores efeitos metabólicos no organismo, por exemplo:
diminue glicose e consequentemente insulina da circulação
aumenta excreção fecal de ácidos biliares (gorduras)
diminue níveis de colesterol na circulação
Pectinas, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses.
A fração solúvel das fibras traz benefícios à saúde, porque apresentam efeito metabólico no trato gastrintestinal, retardam o esvaziamento gástrico e o tempo do trânsito intestinal, diminuem a absorção de glicose e colesterol. Protege contra o câncer colorretal.
Fibras Insolúveis:
Esse tipo de fibras tem maior efeito sobre a formação do bolo fecal
Usualmente não-viscosas, formadoras de volume e não (ou fracamente) fermentáveis no cólon.
Celulose e algumas hemiceluloses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário