sexta-feira, 20 de julho de 2018

Alimentação Natural para Cachorros

Uma assunto polêmico no meio, a alimentação natural para cães é um assunto que ainda divide opiniões. Existem aqueles que são contra as rações especializadas, por serem produtos industrializados. Por outro lado, algumas pessoas acreditam que a alimentação natural não oferece a quantidade de nutrientes necessária para a saúde do animal. Esses dois lados possuem adeptos, inclusive da área da saúde.


De qualquer forma, se a alimentação natural for feita da forma correta, mal não fará e se você quiser ser adepto dessa forma, vou te falar sobre alguns alimentos que podemos e outros que não podemos oferecer para os bichinhos.
Você deve consultar o veterinário para averiguar a fundo se seu animal não possui nenhum problema de saúde ou restrição alimentar. Outra questão: se quiser começar a trocar a alimentação do seu bichinho de ração para produtos naturais, isso deve ser feito de forma gradativa. Intercalando a ração com a nova alimentação para que o organismo vá se acostumando.



Vamos começar pelas carnes 


Outra polêmica. Alguns defendem que carne crua é natural e saudável para os animais, visto que é a base principal da alimentação dos ancestrais caninos. Apesar disso, esses alimentos crus podem possuir algumas bactérias causando infecção alimentar. As empresas que oferecem pratos de alimentos naturais para cães são proibidas pela legislação brasileira de usarem carnes cruas. Pelo sim ou pelo não, é sempre melhor cozinhar bem para evitar qualquer problema.


Ossos

É muito fofo ver nos desenhos animados os cachorrinhos correndo felizes com um delicioso osso na boca, enterrando para mais tarde ou roendo feliz ao lado da mesa dos donos. Mas essa imagem pode ser bem perigosa.

O que acontece é que, ao roer o osso (principalmente se ele foi cozido junto com a carne) um pedaço ou até mesmo uma pequena lasca pode ser engolida e causar uma ferida grave no interior do animal. Isso é bem sério mesmo e o cachorro pode vir a óbito logo em seguida dependendo da gravidade e do local do ferimento. Se for para introduzir alimentação natural, vamos dar produtos de qualidade e que sejam 100% seguros para a saúde do nosso amigo.

*Sem tempero na alimentação natural


Ao contrário de nós humanos, os cachorros não precisam de uma variedade de sabores, comendo coisas diferentes todos os dias durante todas as refeições. Além disso, o paladar deles é mais apurado e não precisa (e nem pode) estar cheia de temperos. O alho, em pequenas quantidades, não é tão perigoso, mas a cebola possui uma substância muito perigosa e não deve ser utilizada no preparo nem em pequenas quantidades. O sal também pode ficar de fora! Para eles o sabor natural dos alimentos é mais gostoso.

Legumes


Esses são os campeões na alimentação dos bichinhos. Além de agradarem ao paladar, trazem diversos benefícios que vão desde nutrientes, até a limpeza dos dentes. A grande maioria dos legumes e vegetais podem ser servidos ao seu animal sem problemas.

O importante é que você sempre retire as sementes e folhas e, assim como para nosso próprio consumo, sejam lavados para retirar qualquer sujeira. Alguns tubérculos devem ser cozidos, como a batata comum que possui uma substância chamada de solamina, que é tóxica. Além disso, a batata crua é mais difícil de ser digerida. Dê aquela cozidinha, espere esfriar e pode servir.


Frutas

Frutas também são adoradas pelos animas! Apesar de parecerem inofensivas, algumas são bem tóxicas, principalmente uva e abacate! O organismo animal é diferente do nosso e, algumas substâncias que fazem bem para a saúde humana, podem surtir o efeito contrário nos animais.


Frutas cítricas como laranja e abacaxi também devem ser evitadas, nesse caso por serem agressivas ao estômago podendo acarretar uma gastrite, por exemplo.


As demais frutas também devem ser lavadas e todos os caroços ou sementes retiradas! Em sua maioria para evitar engasgos ou a obstrução no intestino do animal, mas no caso da maçã, sua semente é venenosa de verdade! Até para nós humanos, mas mais ainda para os bichinhos. Tomando esses cuidados básicos, as frutas são petiscos e sobremesas deliciosas tanto para nós quanto para eles.
alimentação natural de cães.

Mantenha distância desses alimentos para os cães


  • Nozes, macadâmia e castanhas  não devem ser oferecidas aos animais, pois podem causar alergias, dores de barriga, vômitos e mal-estar no geral.
  • Chocolate é um dos maiores venenos para os animais! Não deve ser de forma alguma oferecido NEM EM PEQUENAS QUANTIDADES!!!
  • Cebola e alho, anemia nos cães
  • uva, abacaxi, laranja
  • pães
  • leite

Relato

"Lá em casa, não usamos a alimentação natural para a Sunny. Apesar de ser alérgica, ela come uma ração especial. No entanto é muito difícil achar petiscos que não possuam nem um pouquinho de proteína animal. Dessa forma, nós utilizamos frutas e legumes como petiscos! Sempre compramos cenoura (principalmente aquelas baby carrots, sabe? Cenourinhas pequenas) deixamos na geladeira e servimos como lanchinho! Ela adora e ainda ajuda a controlar o peso. E um pedaço de fruta é uma ótima recompensa para bom comportamento".




Observar a reação do seu bichinho após a introdução de uma nova alimentação e com orientação profissional, você pode fazer pratos deliciosos e cheios de nutrientes para o seu amigo peludo que vai ficar feliz da vida com as comidinhas preparadas por você com todo amor e carinho.

Muita gente pensa que a ração fornece toda a energia e nutrientes necessários para o desenvolvimento de seus cachorros. O que poucos sabem é que esses produtos podem trazer alguns malefícios para o animal e que, nessas ocasiões, a alimentação natural mostra-se como uma alternativa mais saudável e potencialmente mais substanciosa na dieta dos cães.

O que é alimentação natural para cachorro?

A alimentação natural para cachorro consiste na dieta balanceada voltada para caninos, utilizando alimentos não processados ou industrializados e com propriedades altamente nutritivas.


São alimentos que não têm corantes, conservantes e nem temperos. Também podem ser preparados em casa com muito carinho e cuidado. Alguns dos ingredientes recomendados nesse tipo de cardápio são:
  •  legumes, frutas, carnes (preferencialmente cozidas para evitar infecções por bactérias) e cereais.
*É imprescindível que o canino passe pela avaliação de um médico veterinário antes de iniciar a dieta com alimentos totalmente  naturais. Se o animal já estava acostumado a comer ração, a transição deve ser gradual.

Por que trocar a ração pela alimentação natural?

Embora pouco divulgado, a ração afeta bastante a saúde do animal ao longo do tempo. Em grande parte, isso se deve ao processamento industrial pelo qual o produto passa até que esteja pronto. As altas temperaturas e a pressão estimulam a síntese de substâncias de caráter cancerígeno, como aminas heterocíclicas.

A falta de água na ração também pode ser danosa: 

o baixo teor de umidade no alimento pode sobrecarregar alguns órgãos do canino. Além disso, algumas substâncias, como as provindas do milho, frequentemente são contaminadas por toxinas e, quando ingeridas, podem causar doenças no animal.

Vale ressaltar que boa parte da composição das rações produzidas atualmente é à base de amido, um carboidrato de baixa complexidade, e fibras. A falta de proteínas é extremamente danosa para o cachorro e pode levar à desnutrição ou ao aparecimento de doenças.

Quais os benefícios da alimentação natural para cachorro?

Há muitos benefícios em comparação com a dieta baseada em rações, principalmente porque a comida é selecionada de maneira apropriada e não é submetida a processos industriais. Os resultados podem ser percebidos a curto e a longo prazo.

Ao priorizar a incrementação de proteínas junto a carboidratos complexos em uma dieta equilibrada, o sistema imunológico, os músculos e os ossos do canino ficarão mais resistentes, assim como os pelos mais macios e os dentes mais fortes.

Outra vantagem é que esse tipo de alimento tem mais água do que as rações, aumentando a hidratação e estimulando o sabor dos alimentos com sua suculência. Assim, o animal se alimenta bem e mantém a energia necessária para o resto do dia.


Uma excelente sugestão para o menu são os legumes que, além de preferidos pelos cães, são ótima fonte de proteínas (como a carne) e ainda auxiliam na limpeza dos dentes. Eles podem ser oferecidos refogados ou cozidos. Além disso, como os alimentos preparados de forma natural não tem conservantes, corantes ou compostos cancerígenos, evita-se muitas substâncias tóxicas, favorecendo a saúde do animal.

No entanto, saiba que nem todos os alimentos são saudáveis, como o caso de ossos, que podem ferir o sistema digestório do cachorro, ou frutas muito cítricas, que provocam gastrite e outras inflamações. Por isso, a inspeção por um médico veterinário é indispensável.

A alimentação natural para cachorro é uma excelente forma de preservar a saúde do seu bichinho a partir de uma dieta saudável e equilibrada. Os benefícios são muitos e proporcionam o bem-estar que ele tanto precisa.

Fonte:
 https://www.petlove.com.br/dicas/alimentacao-natural-para-meu-cachorro

Vídeo sobre o assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário