segunda-feira, 2 de julho de 2018

Qual a quantidade ideal de salada por dia!!!

Muita gente relata que come salada todos os dias, mas nós nutricionistas percebemos que as pessoas comem muito pouco em relação a quantidade ideal.




Salada não é só entradinha, como muita gente  acredita. Você pode fazer dela um prato completo, que não deixa nada a desejar em  termos nutricionais. Basta incluir os ingredientes certos. Ao adicionar proteína animal ou vegetal, ou oleaginosas, por exemplo,  a digestão se torna mais lenta, aumentando a sensação  de saciedade. Para  acertar na escolha, aprenda a montar a salada perfeita, que deve contemplar as porções de cada grupo de  alimentos, carboidrato, proteína, gordura azeite, vitaminas e minerais e fibras.



Você sabe qual a quantidade ideal de salada nas principais refeições? 

Pois é, muito gente se engana por não saber qual a quantidade ideal. Mas a resposta é que metade do prato deve ser reservado para a salada, e saiba diferenciar  quais são as verduras (folhosos) e os legumes(cozidos) já que tem que ter os dois grupos nas refeições principais. 

Pode também consumir uma salada como uma refeição completa com proteína, carboidrato complexo, oleaginosas, etc.  Desde que na hora de temperar não exagere nas combinações calóricas dos molhos, principalmente evitar os industrializados. Temperos e molhos pouco calóricos, com pouca gordura e boa variação de sabores como limão, iogurte desnatado, vinagre de maçã, vinagre balsâmico e ervas aromáticas.

  • Outra boa pedida é apostar em proteínas saudáveis como: ovos frango ,atum, queijo magros, quinoa (ótima proteína) etc. 
  • Os grãos e sementes, são sempre bem vindos para complementar a salada: grão de bico, linhaça, gergelim, chia, semente de girassol e abóbora, etc.
  • É importante optar por várias verduras e legumes diferentes para ter mais variedade de cores e nutrientes. 
  • Cuidado com as frutas algumas possuem muito frutose como a  manga (diabético evitar)
  • Cuidado com as saladas que têm maionese, macarrão e batata não são consideras saladas.

GRUPO DAS VERDURAS (folhosos)


aipo
alface
acelga crua
agrião
almeirão
beterraba crua ralada
cenoura crua ralada
escarola
pepino
pimentão picado
rabanete
repolho cru
rúcula
tomate
palmito
salsa
cebola
chicória
aspargo
broto de feijão


GRUPO DOS LEGUMES (cozidos/refogados)


 cenoura cozida
 beterraba
 abóbora cozida
abobrinha refogada
berinjela
chuchu
quiabo
vagem
couve-flor cozida
 brócolis cozido
 jiló
 nabo
 repolho cozido
espinafre cozido

Capriche no visual

Algumas pessoas rejeitam as saladas por não gostarem da “cara” delas. Folhas e legumes muito grandes realmente não são muito atrativos, além de serem de difícil mastigação. Uma boa solução é ralar os alimentos ou deixá-los bem picados. Esse pode ser um incentivo a mais. Uma salada completa é tão saborosa quanto um  prato quente. A salada é de fácil digestibilidade, leve, e cheia de vitaminas e minerais, se você come 1 folha de alface e 1 rodela de tomate e acha que come salada, pasme vamos aumentar e diversificar essa salada, please..



Nenhum comentário:

Postar um comentário