terça-feira, 15 de maio de 2012

Brasileiros abusam do refrigerante - Quantidade excessiva de refrigerante prejudica a saúde

A preferência pelo refrigerante atinge a população brasileira cada dia mais. Segundo dados do Ministério da Saúde, 30% das pessoas consomem a bebida ao menos cinco vezes por semana, sendo que a maioria exagera na quantidade.

Qualquer tipo de refrigerante é prejudicial à saúde não agrega nutrientes nenhum e é rico em calorias vazias, seja ele light, diet ou comum. A diferença está na matéria-prima que adoça a bebida. Os light e diet possuem um alto teor de adoçante, que aumenta a pressão arterial, causa inchaço do abdômen e produção de gases. Já os comuns, concentram muito açúcar e provocam o ganho da gordura abdominal e o risco da pessoa desenvolver diabetes.

É importante avaliar a quantidade de refrigerante ingerido para verificar se já não se tornou um mau hábito ou até mesmo um vício. Muitas pessoas tomam refrigerante ao invés de água quando estão com sede, e perdem os benefícios que ela traz à saúde, como por exemplo, o funcionamento melhor do intestino e hidratação da pele. Nestes casos, é preciso ter a consciência do problema para poder criar hábitos mais saudáveis, e ir substituindo o refrigerante, aos poucos, por sucos naturais, água, chás e água de coco. Lembrando que as crianças imitam os hábitos de seus pais, se eles não dão bons exemplos esses filhos crescem com hábitos bastante difícil de mudar na fase adulta.

A mudança no hábito e tomar refrigerantes é difícil no início e, às vezes, é necessário o  acompanhamento de um profissional de nutrição para auxiliar no cardápio, além do apoio da família, incluindo frutas após as refeições. Esta atitude ajusta a quantidade de açúcar no organismo e pode substituir aquela vontade por comer um doce. Outra dica é aliar esta sugestão aos exercícios físicos. Tudo em prol de uma vida mais saudável.

Fonte: http://www.nutricaoempauta.com.br

2 comentários:

  1. Verdade, fiz redução e depois da cirurgia deixei de tomar qualquer tipo de refrigerantes, me sinto bem melhor hoje, acredito que o ser humano ainda vai aprender a valorizar a alimentação como se deve, afinal nós somos o que comemos.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha Sueli, é isso mesmo temos que pelo menos tentar fazer mudanças na vida. E o ser humano tem uma capacidade de adaptação muito grande basta ter força de vontade, mesmo que no início seja difícil o organismo vai se adapatando aos novos hábitos. Obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir